Uma amiga minha tem um daqueles netbooks antigos com Windows XP. Será que ele aguenta com Windows 7? Ou o 7 é mais pesado que o XP?
E num portátil "normal" que tem também o xp, será razoável instalar o 7? As drivers serão instaladas automaticamente?
Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.
Boas,
Antes de tudo, deve ter em conta que o Windows XP é um sistema antigo e que até já deixou de receber suporte por parte da Microsoft.
Desta forma, a instalar, eu recomendo o Windows 7 ou superior. Apenas a nível do sistema, não existem grandes diferenças a nível de exigência dos recursos entre o XP e o 7.
O mesmo se aplica a um portatil mais recente, no entanto eu recomendo que seja sempre instalada a versão mais recente do Windows (neste caso o Windows 8 ).
Relativamente às drivers, tal como ocorria no Windows XP, poderá ser necessário efectuar o download das mais recentes a partir dos sites oficiais dos fabricantes dos componentes ou do portatil.
Cumps
Se o portátil é da era do WinXp, só com um milagre!
E mesmo que funcione sem problemas (o que duvido muito), de certeza que a tua amiga não vai ter uma boa experiência, porque o win7 gosta de ter muita RAM (no mínimo 3 GB) e um bom processador, para viver feliz.
Eu recomendaria o Gnu/Linux, como alternativa, dependendo da utilização que a tua amiga vai dar ao portátil.
Se deixares aí os specs do dito, eu dou-te uma listas de distribuições fixes para experimentares.
Muito obrigado amigo!
Então a nivel de exigencia dos requisitos minimos, um PC que suporte Windows XP suportará, à partida, Windows 7 correto?
Já agora, visto serem modelos muito antigos e provavelmente não estarem disponíveis as drivers no site dos fabricantes, aconselha algum programa para procurar as drivers automaticamente? Ou esse tipo de programas costuma dar muitos problemas e instalar drivers erradas, etc?
nlgpinto escreveu:Se o portátil é da era do WinXp, só com um milagre!
E mesmo que funcione sem problemas (o que duvido muito), de certeza que a tua amiga não vai ter uma boa experiência, porque o win7 gosta de ter muita RAM (no mínimo 3 GB) e um bom processador, para viver feliz.
Eu recomendaria o Gnu/Linux, como alternativa, dependendo da utilização que a tua amiga vai dar ao portátil.
Se deixares aí os specs do dito, eu dou-te uma listas de distribuições fixes para experimentares.
nlgpinto, o Windows 7, de longe, não ocupa 3GB de RAM... Os requisitos do Windows 7 são praticamente os mesmos do XP...
Qualquer portatil/computador que aguente bem o Windows XP também aguenta o Windows 7 (obviamente, se retirarmos os efeitos aero e "animações bonitas").
Os requisitos mínimos do Windows 7 são 1 gigabyte de RAM (32 bits) ou 2 GB de RAM (64 bits)...
http://windows.microsoft.com/pt-pt/windows7/products/system-requirements
3GB de RAM já deverá ser com várias aplicações instaladas, não o sistema "base". Mas isso também ocorre no Windows XP ou em qualquer outro Windows...
Não penso que seja necessário alterar para o Linux. Sim, iria ter um melhor desempenho, mas não é obrigatório, sendo que o Windows 7 deverá funcionar na normalidade.
O maior problema que poderia ter seria mesmo a nível das drivers. Caso o portatil seja realmente muito antigo, pode não ter as drivers para o Windows 7. Mas, na generalidade dos casos, existem drivers recentes para o Vista. E algumas drivers marcadas como sendo para o XP também funcionam perfeitamente no Windows 7, dependendo do componente...
Muito obrigado DJPRMF, esclareceu todas as dúvidas!!
Em relação as drivers, o windows update será suficiente?
Muito provavelmente não...
Nem no Windows XP o Windows Update atualiza a totalidade das drivers. Poderá disponibilizar drivers mais genéricas, mas podem nem sempre corresponder à versão atualizada ou mesmo à driver correcta...
Quando atualiza as drivers de qualquer sistema(seja windows XP ou 8.1 ), é sempre recomendado realizar esse processo manualmente, acedendo ao site do fabricante dos componentes e/ou computador.
Ok amigo, mais uma vez, muito obrigado!! Vou tentar saber quais são os modelos em questão para tentar descobrir no site dos fabricantes as drivers.
Obrigado!
Os computadores têm as seguintes caracteristicas:
HP pavillion dv5000
Processador: T2300 1660MHz
1GB RAM
Toshiba NB100
Processador: N270 1.6GHz
1GB RAM
Aguentarão então fluidamente o Windows 7?
DJPRMF, (respeitosamente) mas não concordo....
Vamos fazer as contas, o Windows 7 base usa à volta de 1GB de Ram em idle. Instale-se uma Firewall, Antivirus, dropbox, browser (a correr) etc... em utilização regular o Windows 7 não vai usar menos de 2GB de certeza absoluta! Eu já pus 3GB porque, por experiência, eu sei que o pessoal costuma instalar montes de “Bloatware”. Quanto aos requisitos mínimos da microsoft, são uma anedota, eu desafio qualquer um a correr o windows 7 num PC com esses specs para ver se a experiência é boa.
Windows XP service pack 3 base usa à volta de 256mb a 512mb em idle, com antivirus, firewall e browser (a correr) e em uso normal o windows XP costuma usar pouco mais que 1GB.
Como é que isto é comparável?
E já nem falo nos problemas que vai ter com drivers. O mais certo é cenas como a placa gráfica e a placa de rede não funcionarem de todo ou mal. Mas epá se o OP tiver uma cópia do windows 7 para experimentar força.
Eu não recomendo de todo, porque a experiência vai ser péssima num PC tão antigo.
Na minha opinião, instalar uma distribuição do Linux seria melhor opção, visto que usa muito menos recursos. Agora é claro que exige algum tempo de adaptação.
Mas vejam estes videos:
https://www.youtube.com/watch?v=9TF-c3CrX2A
https://www.youtube.com/watch?v=1ujmDrcKWo8&list=UURjXNz9JNSuE8n-Oej4Rflw
https://www.youtube.com/watch?v=I-PTQVeCF9k&list=UURjXNz9JNSuE8n-Oej4Rflw
Caro, Emanuel quanto aos specs dos portáteis, na minha opinião, são insuficientes para o Windows 7. pelo menos se quiser ter uma experiência "boa".
Mas não há nada melhor do que experimentar para ver
E reinstalar o XP será uma hipótese?
Como assim?
O reinstalar o Windows XP apenas coloca o Windows como "de origem"... O que pretende é manter o XP ou realizar o upgrade (ou verificar as possibilidades para realizar esse upgrade) ?
Se possui o Windows 7, então não custa tentar instalar o mesmo e ver como este se aguenta. Como já foi referido, nada melhor do que testar por si mesmo.
Pretendia fazer o upgrade. Mas como o nlgpinto disse que o windows 7 dificilmente se aguentaria e o linux não é opção, so me restou pensar na possibilidade de formatar e reinstalar o xp para que possam ficar com um pc mais rápido, pelo menos por uns tempos
Mas a intenção era mesmo o Windows 7. Vou tentar então
Se a sua amiga não estiver a pensar usar a internet, pode.
Caso contrário, não recomendo, uma vez que a microsoft já não fornece updates de segurança para o Windows xp, a não ser para certos clientes empresariais, mas isso já é outra história.
Logo, a meu ver, só tem 3 soluções:
1) Mantem o XP e não usa a internet
2) Instala o Windows 7, se a sua amiga tiver muita paciência para esperar.
3) Instalar uma distribuição do Linux tipo Lubuntu (recomendo), Pinguy OS, Puppy Linux. Ou os meus favoritos Ubuntu e Linux Mint, mas atenção que estes 2 últimos já são um bocado mais pesados e não recomendo corre-los em sistemas com menos de 2GB de RAM.
O Lubuntu, em princípio, deverá correr lindamente nesses portáteis. Não custa nada experimentar, ao contrário do windows 7 que custa 100 "mocas" cada licença.
PS: O Linux não é mais difícil de usar que o windows. Aliás, para o utilizador comum até é mais fácil.
Obrigado pelas sugestões amigo!!
O lubuntu por exemplo, irá agilizar o PC de que forma? Por exemplo, faz com que tarefas dentro de certos programas/jogos se efetuam de forma mais rapida e otimizada? Ou apenas se reflete no iniciar/encerrar, abrir pastas, etc?
Já agora, realizei um pequeno teste com as maravilhas da virtualização (até para tirar a duvida por mim mesmo)...
Ambos os testes foram realizados numa maquina virtual com 1GB de RAM e limitado a apenas um core. Em ambas foi instalado rapidamente o Chrome e Avast Free.
O teste foi realizado com o Chrome ativo com 10 separadores e, no caso do Windows 7, com o Aero desativado. Não é um teste exato da "vida real", mas sim um teste rápido...
De notar que o processador é mais rápido do que os dos portáteis referidos, mas o importante neste aspecto é realçar a RAM:
Windows XP
Ver em ponto grande aqui
Windows 7
Ver em ponto grande aqui
A diferença final entre um sistema e outro é de pouco mais de 150MB...
No entanto, o Windows XP possui uma particularidade. Quando este começou a "aproximar-se" do limite da RAM, começou a encher o Pagefile. No Windows 7 isso não ocorreu ou, pelo menos, de forma tão evidente (provavelmente iria começar com mais um pouco de utilização).
Em termos de desempenho, o Pagefile eleva a utilização do processador e do disco, causando uma redução do desempenho geral do sistema. A comprovar isso encontra-se a taxa de utilização do processador, referida nas imagens. Nota-se perfeitamente quando o Windows XP começou a utilizar o Pagefile.
Ou seja, em ambos os casos, a utilização de RAM não é assim tão diferenciada, embora isso possa mudar consoante os programas que sejam instalados.
E, a nível da utilização do sistema (fluidez,etc), mantendo todos os programas/abas abertas e mesmo com o processador superior, no Windows XP, devido ao Pagefile, nota-se o arrastamento das janelas e demora na abertura de novas páginas. Já no Windows 7 continua-se a utilizar o sistema com relativa normalidade...
Em todo o caso, nada melhor do que testar em cada computador.
EXCELENTE!! Muito obrigado, grande ajuda mesmo!!!
Eu usei o windows XP durante 8 anos e nunca me usou tanta memória.
E num P4 com 512MB de Ram!
De resto, em uso quotidiano (e continuado) esses valores vão se modificar radicalmente, ou isso ou o meu Portátil com Windows 7 anda a enganar-me.
O Windows adapta-se bem à quantidade de RAM que está instalada (por uma vez que seja, algo do Windows comparável ao linux )...
E à que ter em conta possíveis tweaks que possam ser aplicados noutros sistemas para reduzir a utilização da RAM...
Mas sim, é verdade que com a utilização continuada, irá piorar... O teste que fiz foi algo básico, nada de "vida real".
Se for apenas para tarefas basicas, então também sou da opinião que se deveria dar uma hipótese ao linux.
DJPRMF, mas aí é que está o busilis da questão, para o specs que o Emanuel forneceu dos portáteis, não vai mesmo dar para mais. Por isso para quê instalar um OS que não é barato, para ter um desempenho mediocre, quando pode instalar de graça o linux e experimentar algo novo.
Atenção, eu não digo isto porque sou fanboy do linux, o windows 7 é o meu OS de eleição. Eu digo isto por experiência de anos com todos os OS referidos em vários sistemas diferentes.
Instalar o Windows 7 num sistema desenhado para o Windows XP não é boa ideia. Funcionar até acredito que funcione, mas a experiência a médio logo prazo será muito má.
A não ser claro que a amiga do OP precise mesmo de usar algum app exclusivo do windows e não tenha outro PC melhor para usar. Nesse caso já recomendo instalar o windows 7, mas aconselho que desative algumas coisas para melhorar a experiência final.
E ai estou totalmente de acordo. Num sistema antigo o Linux é sem duvida benéfico.
E respondendo também à questão que foi anteriormente colocada, o Linux utiliza menos recursos que o Windows. Logo o sistema e o desempenho deste são superiores...
Comparar Linux com o Windows é o mesmo que comparar um foguetão a um pequeno avião.
DJPRMF escreveu:E ai estou totalmente de acordo. Num sistema antigo o Linux é sem duvida benéfico.
E respondendo também à questão que foi anteriormente colocada, o Linux utiliza menos recursos que o Windows. Logo o sistema e o desempenho deste são superiores...Comparar Linux com o Windows é o mesmo que comparar um foguetão a um pequeno avião.
Então acho que vou considerar instalar o linux num PC cá de casa
Sabem se os programas da Adobe rodam bem em linux? Há compatibilidade?
"Comparar Linux com o Windows é o mesmo que comparar um foguetão a um pequeno avião"
Depende do ponto de vista.
Para um programador, realmente não há melhor que o Linux.
Mas para mim que dependo do Microsoft Office, e do Battlefield 4 para sobreviver , a conversa já é outra.
Se bem que o Linux hoje já não é o que era à 10 anos atrás, evoluiu imenso a todos os níveis.
Até já tem um cliente Steam e tudo!
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos