De acordo com um relatório publicado pela empresa de segurança Kaspersky Lab, poderá ter sido levado a cabo um ataque informático que resultou em roubos de quase mil milhões de dólares a entidades bancárias mundiais. A confirmar-se, este será um dos maiores roubos digitais alguma vez realizado.
Segundo o relatório, os atacantes terão conseguido infiltrar-se em sistemas bancários de mais de 100 bancos, em 30 países, desde os inícios de 2013.
Através de ataques de phishing, os atacantes ganhariam acesso a sistemas bancários, ficando posteriormente a aprender as características dos mesmos, as vezes durante vários meses. Após este tempo aplicariam os conhecimentos, movimentando pequenas quantias para não levantar suspeitas, sobre diversas contas bancárias criadas para o efeito.
Os principais alvos foram entidades bancárias na Rússia, Estados Unidos, Alemanha, China e Ucrânia. No entanto existem igualmente casos em outras regiões, como na Europa e Ásia.
Até ao momento ainda se desconhecem as entidades bancárias afetadas, mas a empresa Kaspersky revela que o ataque ainda se encontra ativo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!