Eu posso sugerir algumas motherboards que contem com o USB 3, mas o meu ponto era mais que talvez seja, para já, um gasto desnecessário.
Se não faz uso exigente do USB, e neste caso do USB 3, penso que não exista necessidade de investir logo numa nova motherboard. Por exemplo, poderia investir sim quando fosse realizar um upgrade mais "geral" ao seu sistema.
Quanto à questão do termo "Gamer", não directamente... Pelo facto de uma marca atribuir o termo "gamer" a uma motherboard não quer dizer que vai ganhar mais FPS nos jogos.
Na generalidade dos casos, este termo indica apenas que a motherboard pode possuir algumas funções adaptadas para jogos ou até algumas opções adicionais (por exemplo,a nível do overclock). Sim, a vermos bem, pode obter mais alguns FPS, mas apenas porque está a utilizar essas funcionalidades extra.
E, em certos casos, nem sempre é assim. Eu posso adicionar o termo "Gamer" onde quiser, assim como as fabricantes podem pegar numa motherboard de topo e criarem um modelo similar mas com o termo "Gamer" associado.
Alem disso, o mais importante para o desempenho nesse aspecto será o processador e a gráfica. A motherboard pode conter algumas funções extra por ser "gamer", mas isso não quer sempre dizer que vá ter mais desempenho...