pós vários meses, eis que a Apple revela finalmente o novo iPad Pro. O novo tablet da empresa conta com um ecrã de 12.9 polegadas, sendo destinado aos utilizadores profissionais. O TugaTech irá analisar cada detalhe do novo tablet da Apple.
Design
Como seria de esperar, devido ao ecrã de 12.9 polegadas, o tablet não se torna o mais fácil de ser transportado, sobretudo quando comparado aos modelos anteriores da linha.
No entanto o design não sofreu grandes modificações, quando comparado com o iPad Air. Apesar de ser um pouco mais pesado do que o iPad Air 2 – 712 gramas no total – ainda continua a ser relativamente leve para o transporte.
A espessura também se mantem aproximada ao modelo Air, embora seja superior. No total o novo iPad Pro conta com 6.8 mm de espessura, cerca de 0.8 mm a mais.
Ecrã
Além das 12.9 polegadas, o ecrã conta com uma resolução de 2732x2048 pixéis e uma densidade de pixéis de 264 ppp. Este suporta ainda 10 toques em simultâneo.
Apple Pencil
Apesar das criticas às stylus que Steve Jobs deixou à alguns anos, a Apple optou por lançar a sua própria Stylus com o iPad Pro, a Apple Pencil. Esta integra-se facilmente com qualquer aplicação do iOS, sendo útil sobretudo para aplicações de design gráfico.
Contando com vários sensores integrados, a stylus é precisa ao pixel, sendo que consegue distinguir, por exemplo, o tamanho de um traço conforme a pressão aplicada no ecrã e até tendo em conta a inclinação.
Hardware
A nível das características técnicas, o destaque encontra-se no novo processador Apple A9X.
De acordo com a empresa, o novo A9X possui o dobro do desempenho do A8X triple-core, presente no iPad Air 2. A nível gráfico o desempenho também será superior, contando com um GPU integrado.
Não foram revelados detalhes relativamente à memória RAM, mas os rumores já apontavam que este modelo iria contar com 2 ou 3GB de RAM.
Já no armazenamento este irá encontra-se disponível em duas versões: 32 GB ou 128 GB.
O Áudio também não foi esquecido, sendo que a empresa destaca as quatro colunas stereo em redor do equipamento. Estas providenciam um som mais claro e com o dobro da potência do iPad Air 2.
Câmara, bateria e autonomia
Para os profissionais da fotografia, a câmara também foi melhorada. O iPad Pro conta com uma câmera iSight de 8MP, suficiente para a maioria dos utilizadores.
A bateria também será um aspeto importante, sobretudo para o meio profissional. Apesar de a empresa não ter revelado a potência da bateria, esta promete uma autonomia superior a 10 horas.
Preço e disponibilidade
O iPad Pro irá começar a chegar às lojas a partir de Novembro, nos EUA. O preço encontra-se nos 799 dólares para o modelo de 32 GB e Wifi, mas pode atingir os 1.079 dólares para o modelo de 128GB com 4G LTE.
Relativamente aos acessórios, o Apple Pencil irá ser disponibilizado por 99 dólares. O novo Smart Keyboard irá custar 169 dólares. Ambos os acessórios deverão ser disponibilizados na mesma altura que o iPad Pro chegue às lojas.
Para Portugal ainda se desconhece a disponibilidade e preço dos novos produtos.
O que achou do novo iPad Pro? Deixe o seu comentário!
Nenhum comentário
Seja o primeiro!