1. TugaTech » Hardware » Análises, Dicas e Artigos sobre Hardware
Siga-nos

noctua nh-u9s

Análise Noctua NH-U9S e Noctua NH-D9L

 

Para qualquer entusiasta de overclocking, a Noctua é uma marca de referencia a nível mundial. Os coolers de elevado desempenho são a especialidade da marca. Hoje iremos analisar duas das opções no portefólio da empresa: o Noctua NH-U9S e o Noctua NH-D9L.

 

Ambos estes modelos contam com características bastante similares, porém é nos pequenos detalhes que se encontram as diferenças.

O Noctua NH-U9S (o da imagem no topo deste artigo) trata-se de um cooler para CPU compacto, que promete um elevado desempenho em conjunto com a compatibilidade com a maioria dos sistemas. Com uma altura de 125mm, destaca-se a compatibilidade com a maioria das caixas ITX sem afetar os componentes em redor.

 

noctua nh-d9l

 

Já o Noctua NH-D9L conta com menos 15mm do que o modelo anterior, tendo assim uma altura de 110mm. Porém não se interprete menos tamanho com um desempenho inferior, já que o NH-D9L continua a oferecer qualidade e características de topo, sendo de destacar o suporte a caixas 3U.

 

> Descrição Geral

Ambos os modelos possuem as tradicionais embalagens da Noctua, com toda a informação e destaques bem visiveis.

Olhando para a embalagem dos coolers, podemos verificas as várias informações sobre os mesmo, assim como o destaque às principais características, como 100% de compatibilidade com a RAM e ITX.

caixa

caixa

 

Abrindo a embalagem, podemos verificar imediatamente o cooler, juntamente com o kit de montagem SecuFirm2, que permite a instalação numa variada gama de sockets Intel e AMD. Para os mais esquecidos, a Noctua inclui ainda uma pequena seringa de pasta térmica NT-H1.

Destaca-se ainda a existência de um adaptador de baixo ruido para a ventoinha, que permite reduzir a velocidade da mesma para uma operação mais silenciosa.

 

noctua kit

noctua kit low

noctua cooler

 

Passando aos coolers propriamente ditos, podemos verificar que o design padrão da Noctua continua a evidenciar-se nestes modelos. A ventoinha é anexada ao dissipador via um clip de metal. No caso do NH-U9S a ventoinha encontra-se na lateral, sendo que no NH-D9L esta é instalada entre os dissipadores. É ainda possível adicionar uma segunda ventoinha, para um arrefecimento adicional. Apesar das diferenças na instalação das ventoinhas, estas possuem um funcionamento similar em ambos os casos.

 

> Noctua NH-U9S

 

noctua nh-u9s

noctua

Visualização em 360º (necessita de Flash)

 

> Noctua NH-D9L

noctua nh-d9l

 

noctua

noctua

Visualização em 360º (necessita de Flash)

 

Os 125mm de altura direccionam este cooler para sistemas com restrições de espaço ou que possuam motherboards com componentes muito próximos.

 

noctua

 

A ventoinha utilizada é a Noctua NF-A9 de 92mm, que possui uma ligação PWM e pode ser utilizada com uma velocidade mínima de 400 RPM. Já a velocidade máxima será de 2000 RPM, sendo o volume nesta de 22.8 dBA. Mesmo na velocidade máxima, o ruído é relativamente reduzido, uma mais valia para quem procure um sistema silencioso.

noctua fan

 

> Especificações

 

Noctua NH-U9S:

- Compatibilidade: Intel LGA 2011/v3/1366/1155/1156/1150/1150/775 e AMD FM2/FM1/AM3+/AM3/AM2+/AM2

- Dimensões: 125 x 95 x 95 mm

- Material: Cobre (base e nos heat-pipes), alumínio (cooling fins), juntas soldadas e niqueladas

- Ventoinha: 1x Noctua NF-A9 PWM

- Velocidade da Ventoinha: 400-2000RPM

- Fluxo de ar máximo: 78,9 m3/h

- Ruido: aprox. 22.8 dBA

- Vida Útil: 150.000 horas

 

Noctua NH-D9L:

- Compatibilidade: Intel LGA 2011-0 & LGA2011-3 (Square ILM), LGA1156, LGA1155, LGA1151, LGA1150 & AMD FM2/FM1/AM3+/AM3/AM2+/AM2

- Dimensões: 110 x 95 x 95 mm

- Material: Cobre (base e nos heat-pipes), alumínio (cooling fins), juntas soldadas e niqueladas

- Ventoinha: 1x Noctua NF-A9 PWM

- Velocidade da Ventoinha: 400-2000RPM

- Fluxo de ar máximo: 78,9 m3/h

- Ruido: aprox. 22.8 dBA

- Vida Útil: 150.000 horas

 

Destacam-se ainda as principais características de cada modelo:

 

Noctua NH-U9S:

- Série-U vencedora de prémios internacionais

- 100% de compatibilidade RAM

- 100% de compatível com placas PCI-E em sistemas micro-ITX

- Ventoinha NF-A9 Premium

- Suporte a PWM e Adaptador de baixo ruido

- Preparado para montagem de duas ventoinhas

- Sistema de Montagem SecuFirm2™

- Compatibilidade com múltiplos sockets

- Pasta térmica NT-H1

- Garantia de 6 anos

 

Noctua NH-D9L:

- Dissipador de baixo perfil

- Compatibilidade com caixas 3U

- 100% de compatibilidade RAM

- 100% compatível com placas PCI-E em sistemas micro-ITX

- Ventoinha NF-A9 Premium

- Suporte a PWM e Adaptador de baixo ruido

- Preparado para montagem de duas ventoinhas

- Sistema de Montagem SecuFirm2™

- Compatibilidade com múltiplos sockets

- Pasta térmica NT-H1

- Garantia de 6 anos

 

> Instalação

Ambos os coolers possuem suporte a uma vasta gama de sockets, pelo que não deverão apresentar problemas de compatibilidade no momento da instalação.

O manual de instruções para este procedimento também é bastante detalhado, o que facilita o processo mesmo a quem possua poucos conhecimentos para tal. Todas as ferramentas necessárias para o processo são fornecidas pela própria Noctua.

 

> Testes

Para o teste aos coolers utilizamos o seguinte sistema:

 

Motherboard: Asus Z97-A – Socket 1150

Processador: Intel Core I5 4690K 3.5Ghz ( OC @ 4.3Ghz )

Memórias: 4x GSkill Ripjaws 4GB 1600Mhz CL8

Placa Gráfica: Gigabyte R9 270X

Fonte de Alimentação: Corsair CX750M

Caixa: CORSAIR GRAPHITE SERIES 760T @ Ventoinhas na parte frontal, traseira e topo

 

Procedemos com o teste das temperaturas utilizando o programa OCCT, em benchmark para o CPU. Em todos os testes utilizamos as mesmas definições, tendo o mesmo a duração de 30 minutos. A temperatura ambiente encontrava-se nos 24ºC.

 

Passando aos resultados:

temperaturas

temperaturas

 

Tendo em conta o suporte às duas ventoinhas em ambos os modelos, testamos igualmente esta configuração com uma segunda ventoinha Noctua NF-A9, tendo sido obtidos os seguintes resultados:

temperatura dual fan

temperatura dual-fan

 

Conforme se pode verificar, a temperatura obtida cumpre o esperado para o Noctua NH-U9S e para o NH-D9L, tanto em sistemas com ou sem overclock.

É possível verificar que a diferença no tamanho do NH-D9L também possui algum impacto na dissipação do calor. Porém, mesmo neste, as temperaturas obtidas continuam a ser perfeitamente aceitáveis e dentro do esperado.

 

A utilização de duas ventoinhas reduziu a temperatura em cerca de 3 / 4ºC em ambos os modelos, o que não pode ser considerada uma grande melhoria para uma utilização regular, tendo em conta o ruido adicional.

Porém, num sistema em overclock e para sistemas que trabalhem constantemente com um elevado uso do processador, poderá trazer vantagens a longo prazo.

 

De ressalvar que o ruido presenciado na configuração de duas ventoinhas foi ligeiramente inferior no NH-D9L. Isto poderá dever-se ao formato ligeiramente diferente deste modelo, porém é importante sublinhar que ambos os modelos são relativamente silenciosos durante a utilização.

 

> Conclusão

 

No geral, a Noctua presenteia-nos com mais dois coolers de qualidade, como já é habitual da marca.

O Noctua NH-U9S é um excelente cooler para quem procura uma solução de arrefecimento económica, mas robusta. Este encontra-se à venda por cerca de 60 euros, sendo que pode ser considerada uma alternativa bastante recomendada a alguns coolers mais caros de outras marcas.

 

Por fim, o Noctua NH-D9L providencia um desempenho superior para quem procura um arrefecimento eficiente em caixas mais pequenas. Com uma altura de apenas 11cm não terá problemas no momento da instalação ou surpresas em caso de upgrade.

A diminuição no tamanho, porém, vem com uma ligeira perda de arrefecimento final quando comparado com o NH-U9S. Mas, mesmo assim, são valores ainda perfeitamente adequados.

O Noctua NH-D9L encontra-se à venda com um preço médio de 50 euros

 

A compatibilidade com múltiplos sistemas também será uma das principais vantagens, tendo em conta que não será necessárias preocupações no momento de realizar o upgrade ao sistema, tanto a nível do processador como da RAM.

 

No geral, ambos os coolers são o que já se esperaria de uma marca como a Noctua: qualidade e performance acima da média, com um preço em conta.

 

TugaTech Aprova

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech