1. TugaTech » Hardware » Análises, Dicas e Artigos sobre Hardware

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Análise Noctua NF-S12B FLX
Realizada por: DJPRMF


A empresa Noctua é uma das maiores empresas austríacas no mercado dos componentes de arrefecimento para computadores.

A Noctua fez-nos chegar o seu cooler NF-S12B FLX para pudermos testar. Este cooler prima pelo design simplista e único, que permite obter o melhor rendimento sem afectar o ruído. Este novo modelo silencioso é o sucessor do NF-S12, prometendo um aumento na performance de 10%, sem afectar o ruído. 

Este modelo conta com 6 anos de garantia e uma velocidade regulável entre as 1200/900/600 RPM. A configuração especial das pás permite obter ainda mais fluxo de ar.

- Especificações:

- Unboxing:

Numa primeira vista, a caixa desta ventoinha mantém o mesmo padrão de cores da empresa. Um castanho-escuro combinando com um bege claro.


A caixa também fornece diversas informações acerca do modelo, como as especificações, instruções de montagem e comparativos com modelos anteriores.


Os adaptadores podem ser ligados para regular a velocidade do cooler, de forma a funcionar a 1200 RPM (sem qualquer adaptador), a 900 RPM (com o adaptador preto) ou a 600 RPM (adaptador branco). Estes adaptadores irão permitir regular a velocidade, obtendo assim a melhor relação de performance/ruído.
São disponibilizados ainda fixadores anti-vibração e parafusos.


- Cooler

Todo o cooler está adaptado para oferecer a mais alta qualidade sem prejudicar o ruído. Os rolamentos SSO especiais permitem que o motor trabalhe com um ruído de apenas 18dB (na velocidade máxima).


As pás, com um design em “serra”, também estão adaptadas para oferecer uma performance 10% superior ao modelo anterior, sem alterações no ruído. Este design é chamado pela empresa de Bevelled Blade.
O número de pás também reduziu, tendo agora somente 7.


Como revelam os dados do fabricante, imagem em baixo, este design permite obter um maior fluxo de ar com o mínimo de ruído possível:


-Testes
---Temperatura

Para testarmos o cooler, utilizamos um computador equipado com a caixa Nine Hundred. O processador é um Intel Core 2 Duo E4500, com o cooler de origem da Intel.

Para realmente compararmos este modelo, realizamos a comparação com outro modelo da Noctua, o NF-P12. Ambos os cooler foram fixados na caixa com os fixadores anti-vibração.
Os testes foram realizados com uma temperatura ambiente de 20ºC e os restantes coolers da caixa foram desligados durante a análise.

Eis os resultados em baixo:


--- Ruído
Quanto ao ruído, e comparativamente ao modelo NF-P12, o design exclusivo do NF-S12B demonstra que o ruído é diminuído substancialmente. E, utilizando os adaptadores para reduzir a velocidade, o ruído é praticamente inaudível para o ouvido humano.
Os fixadores anti-vibração também cumprem bem o seu papel, reduzindo as vibrações produzidas de forma eficaz.

--- Custo
O único ponto negativo deste modelo é o custo. No mercado europeu, encontra-se a venda por cerca de 20 euros. No entanto, este valor poderá ser considerado como “bem gasto” devido a excelente performance, no geral, da ventoinha.


- Conclusão

A NF-S12B FLX é uma excelente ventoinha, criada para oferecer a melhor performance sem deteriorar a sua experiencia sonora. Este modelo conseguiu superar as expectativas, mantendo facilmente o seu sistema fresco.
A montagem da mesma também é um ponto favorável para a aquisição desta ventoinha, visto ser de fácil instalação, ainda mais se forem utilizados os fixadores anti-vibração.

O único ponto negativo vai para o preço. No mercado europeu, custa cerca de 20 euros, um valor algo elevado, se tivermos em conta que a maioria dos utilizadores não utiliza somente uma ventoinha. No entanto, este dinheiro é sem dúvida bem aplicado, numa ventoinha robusta e duradoura.

Por isso mesmo, é merecedora do nosso selo de aprovação:

Queremos também agradecer a Noctua por nos ter disponibilizado este sample para a nossa análise e pelo apoio prestado.




Comentário antigo:

O autor desta mensagem foi removido do fórum - Ver a mensagem




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech