1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

windows 10 privacidade

 

Apesar de já se encontrar no mercado há vários meses, o Windows 10 ainda se encontra envolto em alguma polemica relativamente à privacidade para com os utilizadores. Apesar de muitas das configurações de privacidade poderem ser alteradas diretamente das definições, outras ainda envolvem modificações mais complicadas no registo ou ficheiros do sistema.

 

No entanto, para estas situações, existem felizmente aplicações destinadas a proteger a privacidade dos utilizadores de forma simples e rápida.

Iremos analisar três aplicações que poderá utilizar para garantir a privacidade da sua instalação do Windows.

 

> O&O ShutUp10

O&O ShutUp10

 

O O&O ShutUp10 é uma das aplicações mais utilizadas para controlar a monitorização do Windows 10. Além de se encontrar constantemente atualizada, a mesma permite um controlo gráfico simples e intuitivo das funcionalidades.

 

A interface baseia-se em simples botões que poderão ser ativados ou desativados, consoante pretenda que uma determinada tarefa seja, respetivamente, ativada ou desativada no Windows.

São ainda indicadas as alterações que serão consideradas seguras e as que poderão ter impacto noutras aplicações ou no sistema (como é o exemplo da desativação do Windows Defender, que pode abrir uma porta para infecções se instalarem no Windows caso não possua nenhuma solução alternativa de antivírus).

 

Site Oficial: Link

Download: Link

 

> DWS (Destroy Windows Spying)

dws

 

O DWS é um programa mais avançado que o anterior, sendo sobretudo destinado a utilizadores que pretendam um controlo ainda maior dos serviços a desativar.

Além de desativar os serviços responsáveis pela monitorização do Windows 10, o DWS também permite remover algumas das aplicações Metro do Windows, garantindo que as mesmas não permanecem a recolher dados em segundo plano.

 

Esta aplicação, apesar de ainda ser simples de utilizar, permite realizar tarefas mais profundas no sistema, pelo que é recomendada a atenção quando for utilizada.

 

Site Oficial: Link

Download: Link

 

> DisableWinTracking

DisableWinTracking

 

O DisableWinTracking distingue-se dos restantes por permitir bloquear os IP’s e dominios da Microsoft utilizados para monitorizar os utilizadores. Através da modificação do ficheiro HOST do Windows, a aplicação permite que os Ips/dominios da Microsoft fiquem inacessíveis na ligação, evitando assim o envio de dados para os mesmos.

 

Certamente, é ainda possível desativar serviços e aplicações do Windows, tal como as restantes aplicações.

Infelizmente o DisableWinTracking já não se encontra a ser ativamente desenvolvido, pelo que poderá não se encontrar totalmente atualizado. No entanto, a possibilidade de alterar o ficheiro HOST é uma funcionalidade bem vinda quando conjugada com uma das aplicações alternativas anteriores.

 

Site Oficial: Link

Download: Link

 

 

Utiliza outra aplicação que não se encontra nesta lista?

Deixe o seu comentário.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech