1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

windows reparação

 

A mais recente versão do Windows 10 começou a incluir uma nova funcionalidade de “Resolução de problemas recomendada”. Esta funcionalidade foi integrada no Windows 10 v1903 e pretende ajudar os utilizadores na correção de problemas no sistema, aplicando medidas de forma automática.

 

Esta funcionalidade não é algo novo dentro do ambiente Windows, sendo que a empresa começou a testar as mesmas com os pacotes “Fix it”, normalmente associados a downloads incorretos ou para correção rápida de problemas comuns dentro do Windows – e os quais eram distribuídos no site oficial da Microsoft para todos.

 

Invés de se basear em pacotes que necessitam de ser descarregados manualmente, o que o Windows agora realiza é a reparação de problemas comuns de forma automática. Isto é benéfico para os utilizadores com menos conhecimentos, mas também pode ser mais um ponto de falha para quem pretenda um controlo mais abrangente do sistema – tendo em conta que as correções são aplicadas, por padrão, sem que os utilizadores sejam notificados.

 

Felizmente, os utilizadores possuem a capacidade de alterar o funcionamento desta opção. Por padrão, o Windows descarrega e instala automaticamente possíveis resoluções, mas dentro das definições escondidas do sistema é possível alterar este funcionamento.

Para tal, basta seguir estes passos:

 

1- Aceda às Definições do Windows > Actualizações e Segurança

 

windows definições

 

2- Na barra lateral, aceda a Resolução de problemas > Definições recomendadas de Resolução de problemas.

 

definições do windows

 

3- Na secção “Resolução de problemas recomendada” dessa janela, selecione uma das opções que seja mais adequada para o seu caso.

 

definições de correção automática windows 10

 

Poderá selecionar uma das diferentes opções:

  • Corrigir problemas automaticamente (padrão) – O Windows trata de instalar e corrigir problemas de forma automática, conforme sejam identificados.
  • Informar-me quando forem corrigidos problemas – O Windows irá corrigir qualquer problema automaticamente, mas o utilizador será notificado desta atividade posteriormente.
  • Perguntar antes de corrigir problemas – Antes de serem feitas alterações, o Windows irá notificar o utilizador sobre se pretende proceder com a correção.
  • Corrigir apenas problemas críticos – apenas falhas graves irão ser corrigidas automaticamente pelo sistema operativo.

 

Infelizmente não é possível desativar a funcionalidade por completo. Porém, será recomendado que os utilizadores mais avançados, e que pretendam um maior controlo sobre as alterações do sistema, selecionem a opção de instalar as correções manualmente ou alertar quando forem instaladas.

 

> Notas finais

 

Se é um utilizador com poucos conhecimentos, talvez seja recomendado não mudar esta configuração. O Windows irá tentar corrigir automaticamente qualquer problema que seja identificado e que seja considerado como “comum” dentro da base de dados da empresa. Esta tarefa é feita de forma transparente para os utilizadores.

 

Se pretende um maior controlo sobre o que o sistema pode ou não realizar, ou se simplesmente é um utilizador com conhecimentos mais avançados, alterar esta opção pode ser um ponto de partida para saber exatamente quando acontecem problemas ou evitar alterações não pretendidas inicialmente de forma automática.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech