1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google definições dados

 

A Google é uma parte central na vida de muitos utilizadores, e no dia a dia de outros tantos para realizarem as suas atividades online. Possivelmente utiliza todos os dias o motor de pesquisa para encontrar algo, ou utiliza o Chrome para navegar pela Internet.

 

Apesar de a empresa reforçar a privacidade dos utilizadores, ainda existe muito que pode ser feito para garantir total privacidade, e se utiliza a Google de alguma forma, infelizmente não existe como escapar de um pouco da recolha de dados que é feita.

Felizmente a empresa também possuí algumas funcionalidades para garantir um pouco mais de controlo sobre os dados dos utilizadores, sendo que nos iremos focar neste artigo sobre a eliminação automática de alguns dos dados recolhidos pela empresa com o Histórico de atividades.

 

A Google disponibiliza uma função que permite eliminar o histórico de atividade de forma automática, mas infelizmente a opção não se encontra ativada por padrão. Neste guia iremos verificar como é possível ativar a mesma.

 

Como eliminar o histórico de atividade automaticamente pelo PC

 

1- Aceda à secção da conta “A minha atividade Google”, que pode ser acedida diretamente por este link. Certifique-se que está registado na conta que realmente pretende utilizar para esta funcionalidade.

 

2- No menu lateral, clique em “Controlos de atividade

 

conta google atividades

 

3- Na nova página que será aberta, sobre a secção “Atividade da Web e de aplicações”, clique em “Gerir atividade

 

gerir atividade google

 

4- Dentro desta opção, clique em “Optar por eliminar automaticamente”. Deve ser questionado por quanto tempo pretende manter os dados na sua conta – 3 meses, 18 meses ou até ser eliminado manualmente. Selecione o tempo pretendido e clique em “Seguinte”.

 

remover atividade automaticamente

 

Obviamente, se ainda pretender eliminar os conteúdos manualmente, isso pode ser feito a qualquer momento a partir da secção “A minha atividade Google”. Desta forma pode eliminar a atividade mesmo antes da funcionalidade entrar em ação.

 

controlar tempo

 

Como eliminar o histórico de atividade automaticamente pelo smartphone

 

O processo para eliminar pelo smartphone será idêntico ao que se realiza no PC, apenas deve ser feito a partir da aplicação da Google. Para tal:

 

1- Aceda às Definições do sistema ou à aplicação da Google

 

conta google android

 

2- Carregue em “Gerir a sua Conta Google

 

conta google atividade android

 

3- Selecione a aba “Dados e personalização”, seguindo-se da opção Controlo de atividade > Atividade da Web e de aplicações.

 

Conta google dados

 

4- Na listagem de opções, selecione “Gerir atividade”, seguindo-se a opção “Optar por eliminar automaticamente”.

 

Conta Google remover dados automaticamente

 

Os passos seguintes serão idênticos ao da versão para PC, sendo apenas necessário selecionar o período que pretende manter os mesmos associados com a  conta.

 

Feito estes passos os seus dados de histórico de atividades da Google vão ser automaticamente removidos a cada X meses, conforme o que tenha selecionado. Relembrar que, sempre que pretenda, estes dados podem ser manualmente removidos também, sem que tenha de esperar pela conclusão do prazo que escolher.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech