1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

ransomware

 

Se a ideia de ter um sistema bloqueado devido a ransomware era má, agora vai ficar ainda pior.

 

De acordo com a empresa de segurança G Data Software, uma nova variante de ransomware é capaz de encriptar a totalidade do disco, incluindo o MBR do mesmo (a secção correspondente ao arranque do sistema).

Apelidado de “Petya”, este ransomware é capaz de encriptar a totalidade do disco, impedindo fortemente que o utilizador o recupere pelos meios tradicionais. Invés de se basear num bloqueio sobre ficheiros especificos, o ransomware procede a um bloqueio total do disco durante o arranque.

 

Segundo a empresa de segurança, o ransomware começa por ser distribuído como um anexo malicioso em emails de spam. Caso o utilizador realize o download do mesmo e o execute, este danifica imediatamente o ficheiro de arranque do disco, levando a um bloqueio do sistema.

Quando o computador é reiniciado é apresentada uma mensagem a informar que é necessário proceder a uma verificação do disco por erros, algo que pode demorar várias horas. No entanto, o que realmente se encontra a ocorrer, é a encriptação total do disco e de todos os ficheiros no mesmo.

 

ransomware

 

Posteriormente o esquema é similar ao de qualquer outro ransomware: é apresentada uma mensagem ao utilizador para este realizar um determinado pagamento caso pretenda voltar a ter acesso ao sistema.

 

ransomware

 

Como sempre, os utilizador são aconselhados a não realizarem qualquer pagamento, visto que não existem garantias que irão voltar a ter acesso aos ficheiros. Em contrapartida, é recomendado o restauro dos ficheiros por backups “limpos”.

Da mesma forma, as regras gerais de segurança também se aplicam: evite abrir ficheiros de origem desconhecida ou quando o conteúdo seja enganador.

 

Fonte G Data







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech