1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Android Nougat

 

O ransomware continua a ser uma das pragas mais perigosas na internet, sobretudo devido a potenciarem perdas avultadas para utilizadores e empresas. Enquanto que nos computadores o ransomware, normalmente, opta por encriptar os ficheiros do sistema, no caso dos equipamentos móveis o processo é ligeiramente diferente.

 

O ransomware destinado ao Android não encripta os ficheiros da memória do equipamento, mas altera a password de acesso ao dispositivo. Apesar de simples, isto impede que os utilizadores acedam aos seus conteúdos até que paguem a quantia exigida.

Apesar de o código de bloqueio ser passível de ser recuperado, uma vez instalado no sistema, o ransomware pode voltar a alterar o código, o que torna inútil a recuperação.

 

No entanto, a Google parece estar ciente deste problema, tanto que a próxima versão do seu sistema operativo, o Android Nougat, deverá ser “à prova” de ransomware.

O método implementado para evitar o ransomware no Android é relativamente simples: impedir a modificação da password de bloqueio do equipamento. A password ainda pode ser aplicada pelo utilizador manualmente (a partir das definições), sendo que o bloqueio será apenas sobre métodos automáticos que tentem alterar a mesma.

 

Esta proteção estará ativa, por padrão, em todos os equipamentos. Excluem-se apenas os que ainda não possuam uma password ou padrão ativo, os quais ainda poderão ser configurados automaticamente.

 

Via Google Developers







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech