1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

windows optimizar o arranque

 

O arranque do Windows costuma ser um dos processos mais frustrantes. Quando ligamos o computador, pretendemos ter o mais rápido acesso ao sistema e aplicações, mas nem sempre isto acontece. Com o tempo, é normal verificarmos dezenas de programas a tentarem arrancar automaticamente, ocupando recursos e quando nem sempre são necessários de imediato.

 

É certo que, muitos destes programas de arranque automático, podem ser desativados por completo pelo Gestor de Tarefas, mas e quando ainda pretendemos que a aplicação arranque automaticamente, mas não necessitamos de imediato da mesma?

 

Existe uma solução: Startup Delayer

O conceito deste programa é bastante simples: todos os programas que não sejam necessários de imediato no arranque do sistema, podem ser adiados para um ponto futuro.

Invés de termos um sistema a tentar arrancar dezenas de aplicações em simultâneo, o Startup Delayer permite otimizar esse carregamento, adiando aplicações que não sejam essenciais.

 

startup delayer

 

Com isto, o sistema arranca mais rapidamente, já que fica com mais recursos para os programas que realmente são essenciais – como o antivírus – invés de se ocupar a trabalhar com outros que possivelmente não vai utilizar de imediato.

 

Por exemplo, o Google Drive normalmente encontra-se configurado para arrancar automaticamente com o sistema, mas provavelmente não vai necessitar de sincronizar todos os ficheiros imediatamente após o arranque. Com a aplicação pode adiar o arranque do mesmo para quando o sistema possuir mais recursos livres ou após um determinado período de tempo.

 

definições de arranque

 

Os programas podem ser configurados para arrancar de duas formas: quando a utilização do processador e disco descerem abaixo um certo ponto, ou após um determinado período de tempo.

Existem ainda bastantes configurações avançadas que podem ser configuradas, como a capacidade de iniciar uma nova aplicação de arranque apenas quando a anterior estiver totalmente carregada, evitando gasto desnecessário de recursos no arranque simultâneo de várias aplicações.

 

exemplo de configuração

 

E, claro, pode sempre optar por desativar entradas que não sejam necessárias, uma prática que continua a ser a melhor opção para programas que não necessitem de se encontrar no arranque.

 

Uma chamada importante de atenção: Não deve adiar o arranque de aplicações essenciais, como é o caso do antivírus ou antimalware, bem como qualquer outra aplicação que seja necessária de se encontrar no arranque para o correcto funcionamento do sistema (por exemplo, programas essenciais das placas de som).

 

O Startup Delayer é totalmente gratuito. Existe uma versão “Pro” paga que disponibiliza alguns extras, como a criação de perfis de arranque ou o backup de configurações.

 

Download: Windows (32 e 64 bits) - Gratuito

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech