Quase um milhão de utilizadores ficaram sem acesso à Internet na Alemanha durante o passado fim de semana, devido a um ataque realizado pelo botnet Mirai.
O ataque foi realizado contra a empresa Deutsche Telekom, que em entrevista à agência AFP revela que o ataque foi realizado a partir de serviços fora da sua rede. Segundo a empresa, certos modelos de routers foram modificados com um software que impedia o equipamento de realizar a ligação à rede da operadora e tornavam os equipamentos propícios a serem utilizados em ataques futuros do botnet.
O software era instalado sobretudo em routers que não tinham sofrido modificações nos dados de acesso por parte dos seus utilizadores, e portanto estariam a utilizar os dados de login genéricos da operadora.
Angela Merkel também já comentou este ataque, afirmando que as autoridades responsáveis encontram-se a analisar o mesmo. A chanceler deixou ainda claro que este tipo de ataques continua a ser de origem desconhecida, mas irão tornar-se cada vez mais vulgares.
Fonte WCCFTech
Nenhum comentário
Seja o primeiro!