1. TugaTech » Hardware » Análises, Dicas e Artigos sobre Hardware
Siga-nos

smart tv vs tv box

 

Num mercado em que cada vez mais surgem equipamentos “smart”, as TV’s são agora também cada vez mais inteligentes. Capazes de se ligarem à Internet e acederem a um vasto conjunto de funcionalidades e aplicações.

 

No entanto, muitos utilizadores ainda possuem uma duvida no momento de comprar uma nova TV. Será mais vantajoso adquirir uma Smart TV ou uma TV+Box TV?

Para responder a esta pergunta necessitamos primeiro de conhecer o conceito de cada uma.

 

smart tv

 

A SmartTV é composta por equipamentos que permitam o acesso a um vasto conjunto de funcionalidades adicionais, e que na maioria das vezes apenas se encontrava em computadores pessoais. Isto inclui suporte de ligação à Internet, instalação de aplicativos, acesso a conteúdos digitais, entre outros.

No entanto, uma smart TV não presente ser um substituto de um computador, mas sim um complemento para atividades de entretenimento.

 

tv box

 

Por sua vez, as TV Box são pequenos equipamentos independentes da TV, que permitem realizar as mesmas ações que uma Smart TV mas normalmente possuem menos restrições, hardware dedicado e uma vasta personalização. Apesar de poderem contar com sistemas próprios, a grande maioria utiliza como base o sistema Android, o que garante uma vasta compatibilidade com aplicações, jogos e conteúdos multimédia disponíveis na loja da Google Play.

 

> Quais as vantagens de uma Smart TV?

 

Em base, a Smart TV apresenta um conceito de simplicidade. O utilizador não necessita de realizar muitas configurações para poder aceder aos conteúdos pelo equipamento. Além disso, uma vez que contam com software dedicado, são muitas vezes mais estáveis e de maior desempenho final, além de garantirem uma maior compatibilidade com outros equipamentos.

 

smart tv

 

Como desvantagem principal encontra-se a pouca personalização que a maioria dos fabricantes fornece e o preço ainda consideravelmente elevado. Um conjunto de smart tv poderá ser bastante mais caro do que utilizar uma TV Box com um televisor regular.

Além disso, caso possua outros equipamentos da mesma fabricante da Smart TV, é possível que a compatibilidade entre equipamentos seja maior e exija menos esforço de utilização.

 

> Quais as vantagens de uma TV Box?

 

A TV Box é basicamente um pequeno computador multimédia. Além de permitir um mais vasto conjunto de funcionalidades, o hardware dedicado também garante um desempenho (normalmente) superior ao de uma smart tv. A personalização será outra vantagem, com a capacidade de usufruir da totalidade do sistema para tarefas que vão além de ver filmes e música - incluindo jogos, aplicações de produtividade, entre outras.

 

tv box

 

Por fim, a TV Box pode ser instalada facilmente em qualquer televisão, mesmo que esta não seja uma smart TV. A compatibilidade neste aspeto tornam o sistema perfeito para quem pretenda alternar entre televisões ou pretenda sempre ter um equipamento multimédia disponível para qualquer TV.

 

No entanto, como desvantagem, encontra-se o facto de ser necessário adicionar mais um comando além do da TV, e de na grande maioria dos casos as Boxes necessitarem de uma rede wifi de elevado desempenho, com vista a garantir uma boa experiência de streaming dos conteúdos.

Algo que também poderá ser considerado uma desvantagem encontra-se sobre a vasta gama de equipamentos disponíveis e o ritmo de atualização dos mesmos. Uma vez que existem vários equipamentos no mercado, novos utilizadores podem ter dificuldade em encontrar o melhor modelo para o orçamento que possuam.

 

> Então qual é a melhor para mim?

 

Esta questão varia consoante o utilizador.

Para quem prefira uma solução “pronta a utilizar”, e não se importe de pagar um pouco mais por isso, as Smart TV serão uma escolha mais acertada. Com um sistema simples, qualquer utilizador poderá começar a usufruir dos conteúdos rapidamente e sem grandes configurações, o que torna o sistema bastante mais simples de utilizar para quem tenha algumas dificuldades no processo.

 

controlo remoto

 

Por sua vez, se é um utilizador que pretende aceder a uma mais vasta gama de serviços e aplicações, de personalizar o sistema ou apenas pretende um equipamento de elevado desempenho para multimédia/streaming, as TV Box poderão ser uma escolha mais acertada.

 

Deverá ter é atenção no momento da escolha da sua Box. Cada marca possui as suas próprias características, e, com a vasta gama de equipamentos no mercado, poderá ser difícil encontrar o modelo correto ou mais acertado para o preço. Se possível tenha sempre em conta o feedback de outros utilizadores sobre o produto. E, obviamente, poderá sempre utilizar o TugaTech para receber ajuda da comunidade.

 

Possui uma Smart TV ou TV Box?

Deixe o seu comentário.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech