1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

steam valve

 

Os utilizadores da Steam possuem ao seus dispor um vasto conjunto de extensões para o Google Chrome, as quais permitem realizar as mais variadas tarefas. No entanto, todas possuem em comum o facto de não serem oficiais, motivo pelo qual a qualidade da Valve não se encontra garantida sobre nenhuma delas.

 

Uma dessas extensões disponíveis é a Steam Inventory Helper, que conta com uma vasta base de utilizadores ativos. Porém, recentes alterações na mesma deixaram uma grande parte dos utilizadores desconfiados das verdadeiras intenções da extensão e de quais as atividades da mesma em segundo plano.

 

Numa mensagem publicada no Reddit, o utilizador “wartab” relatou ter recebido um alerta do Google Chrome, a informar que uma das suas extensões tinha adicionado um novo conjunto de permissões, as quais permitiam o total acesso e controlo das paginas acedidas, sendo a extensão em causa a Steam Inventory Helper.

 

extensão chrome

 

Depois de uma certa revolta por parte dos utilizadores, o criador da extensão foi forçado a criar uma nova pública, informando mais detalhes acerca do motivo para as novas permissões. Segundo o mesmo, estas teriam como objetivo recolher mais informação dos utilizadores que permitissem criar um perfil mais vasto e rico, sem nunca comprometer a segurança ou privacidade de cada um. Alguns dos dados recolhidos seriam os países onde mais utilizadores acediam e outros detalhes analíticos que a Google não permite verificar facilmente nos seus sistemas.

 

Apesar desta explicação, e de ter sido disponibilizada entretanto uma nova versão sem as permissões anteriores, é importante relembrar que extensões não oficiais são sempre desenvolvidas por entidades terceiras. Não seria o primeiro caso de uma extensão do Google Chrome passar a distribuir malware ou outro tipo de conteúdo potencialmente indesejável para os seus utilizadores, enquanto que no passado estaria em atividade perfeitamente legitima.

 

Via The Next Web

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech