1. TugaTech » Hardware » Análises, Dicas e Artigos sobre Hardware
Siga-nos

carregador de portátil

 

Um dos itens fundamentais para qualquer utilizador de um portátil encontra-se no carregador do mesmo. Afinal, sem este, não irá conseguir ter a bateria necessária para o utilizar. No entanto, nem sempre nos lembramos de o levar e ficamos assim com duas hipóteses: ou não utilizamos o portátil quando a bateria acabar ou temos de pedir um carregador emprestado a amigos ou familiares.

 

Supondo que não quer ficar offline, a segunda via será certamente a melhor escolha. Mas será a mais correcta?

Em resposta curta: não. Nunca deve utilizar um carregador que não tenha sido criado especificamente para o modelo do seu portátil. Arriscar-se neste jogo pode levar a problemas na bateria ou, em casos mais graves, à falha catastrófica da mesma. Vamos analisar em mais detalhe os motivos principais.

 

> Requisitos de energia

 

Todos os portáteis são criados de forma diferente, e uns possuem mais requisitos em nível de energia do que outros. Veja-se o exemplo de portáteis destinados a jogos, que necessitam de um volume consideravelmente superior de energia do que um portátil destinado apenas a produtividade pessoal.

 

Utilizar um carregador que não forneça energia suficiente, ou por outro lado que forneça demasiada, pode levar a graves problemas com a bateria ou até com componentes internos do mesmo.

A falha pode ocorrer imediatamente ou apenas a longo prazo, mas se costuma realizar a pratica com frequência, está a arriscar cada vez mais. Normalmente, a principal falha inicial que se verifica encontra-se na impossibilidade de carregar o sistema normalmente.

 

> Hardware Proprietário

 

carregador asus

 

Certos portáteis possuem componentes específicos destinados ao carregamento, e o mesmo se aplica também aos carregadores. Misturar o carregador de uma marca, ou até mesmo de um modelo diferente de um portátil pode fazer com que este não funcione como esperado e cause problemas no carregamento ou na bateria.

 

Até pode utilizar um carregador diferente do original para o modelo do portátil, e este aparentar funcionar corretamente, mas a longo prazo pode estar a causar graves danos na bateria ou na sua autonomia.

 

> Cópias baratas

 

Uma das opções quando o carregador original se perde ou fica danificado passa pela compra de um carregador alternativo. Normalmente os carregadores originais possuem preços elevados, pelo que muitos preferem optar por carregadores “universais” mais baratos.

No entanto, isto também pode trazer graves consequências para o portátil. Apesar de todo o material de marketing que estes tipos de carregadores possam apresentar, a verdade é que não possuem certificações da marca para serem utilizados, pelo que nunca se sabe quais os efeitos que terão na bateria e componentes.

 

Sempre que possível o melhor passa por investir mais um pouco num carregador original e que saiba ser destinado para o seu modelo, invés de investir num modelo mais barato e arriscar-se a ficar permanentemente sem o portátil.

 

> Macbooks

 

carregador da apple antigo

 

A única exceção a todas as anteriores regras dos carregadores encontra-se na linha de Macbooks da Apple. Tendo em conta que todos os modelos da linha possuem praticamente os mesmos requisitos energéticos, e são todos fabricados pela mesma empresa, provavelmente não terá qualquer problema em utilizar um carregador diferente ao originalmente enviado com o sistema.

 

No entanto, de notar que a regra sobre as “Cópias baratas” ainda permanece ativa neste caso. Nunca deverá utilizar um carregador não oficial da Apple com qualquer um dos seus sistemas, o que será considerado mesmo uma violação da garantia e pode impedir reparações futuras.

O autor desta mensagem foi banido do fórum - Mostrar mensagem





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech