A tensão entre os EUA e a Coreia do Norte já estavam elevadas, mas com uma nova acusação encontram-se ainda maiores. De acordo com o portal The Wall Street Journal, o conselheiro de Segurança Nacional do governo dos Estados Unidos, Tom Bossert, acusou formalmente a Coreia do Norte de ter sido responsável pela criação do ransomware WannaCry.
O WannaCry foi um ransomware que esteve bastante ativo ao longo de 2017, tendo atingido vários países a nível mundial desde Maio, sequestrando os ficheiros dos utilizadores e requerendo um pagamento para voltarem a ter acesso aos mesmos. No total, os criadores deste ransomware obtiveram mais de 140 mil dólares no equivalente em Bitcoins (numa altura em que a moeda virtual também não atingia os valores atuais).
A Coreia do Norte já tinha sido responsabilizada pela criação deste ransomware por empresas como a Microsoft, Google e até o Reino Unido. Porém, esta é a primeira vez que o governo dos EUA comenta a situação e acusa o pais de ter realizado o ataque.
De relembrar que o ransomware causou bastantes estragos por todo o mundo, não apenas à população em geral mas também a várias entidades, como centros de saúde e sistemas públicos.
Bossert pede que a ONU aplique sanções mais rigorosas contra a Coreia do Norte devido a todos os ataques pelos quais foram responsáveis ao longo dos anos. Até ao momento o governo da Coreia do Norte ainda não respondeu a estas acusações.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!