1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

spectre

 

A vulnerabilidade Spectre tem vindo a fazer noticias ao longo dos últimos dias, em parte devido a afetar uma vasta gama de processadores e equipamentos, não apenas em sistemas operativos específicos.

 

A falha pode afetar sistemas macOS, Chromebooks, Linux, Android e até iPhones e iPads, sendo que a única forma de garantir a total segurança passa por instalar as atualizações que vão sendo disponibilizadas pelos fabricantes.

O navegador é um dos meios pelo qual o Spectre pode atacar um sistema, motivo pelo qual é importante verificar se o mesmo está vulnerável ou não.

 

Para facilitar esta tarefa, a empresa chinesa Tencent revelou uma pequena aplicação web que permite detetar rapidamente se o navegador está vulnerável a ataques do Spectre. Para realizar o teste basta aceder ao website “Spectre Checker”, em https://xlab.tencent.com/special/spectre/spectre_check.html.

De seguida, clique no botão “Click to Check”, e em poucos segundos o resultado deve ser apresentado. O teste poderá demorar mais ou menos tempo, dependendo do navegador que esteja a ser utilizado.

 

spectre teste

 

> O que fazer caso esteja Vulnerável?

 

atualizar tecla teclado

 

Caso surja a indicação de que o navegador se encontra vulnerável, existem alguns passos que serão recomendados de realizar.

Em primeiro lugar verifique se existe alguma atualização disponível para o sistema operativo. Independentemente do sistema, deve atualizar para as versões mais recentes, na qual a correção do Spectre já deverá encontrar-se incluída.

 

Verifique igualmente se existe alguma atualização para o navegador que se encontre a utilizar. Caso esteja no Chrome ou Firefox, estes já deverão ter sido atualizados automaticamente nos últimos dias, mas não custa verificar novamente.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech