A vulnerabilidade Spectre tem vindo a fazer noticias ao longo dos últimos dias, em parte devido a afetar uma vasta gama de processadores e equipamentos, não apenas em sistemas operativos específicos.
A falha pode afetar sistemas macOS, Chromebooks, Linux, Android e até iPhones e iPads, sendo que a única forma de garantir a total segurança passa por instalar as atualizações que vão sendo disponibilizadas pelos fabricantes.
O navegador é um dos meios pelo qual o Spectre pode atacar um sistema, motivo pelo qual é importante verificar se o mesmo está vulnerável ou não.
Para facilitar esta tarefa, a empresa chinesa Tencent revelou uma pequena aplicação web que permite detetar rapidamente se o navegador está vulnerável a ataques do Spectre. Para realizar o teste basta aceder ao website “Spectre Checker”, em https://xlab.tencent.com/special/spectre/spectre_check.html.
De seguida, clique no botão “Click to Check”, e em poucos segundos o resultado deve ser apresentado. O teste poderá demorar mais ou menos tempo, dependendo do navegador que esteja a ser utilizado.
> O que fazer caso esteja Vulnerável?
Caso surja a indicação de que o navegador se encontra vulnerável, existem alguns passos que serão recomendados de realizar.
Em primeiro lugar verifique se existe alguma atualização disponível para o sistema operativo. Independentemente do sistema, deve atualizar para as versões mais recentes, na qual a correção do Spectre já deverá encontrar-se incluída.
Verifique igualmente se existe alguma atualização para o navegador que se encontre a utilizar. Caso esteja no Chrome ou Firefox, estes já deverão ter sido atualizados automaticamente nos últimos dias, mas não custa verificar novamente.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!