Os utilizadores do Ubuntu terão brevemente a capacidade de instalar uma versão minimalista do sistema, removendo uma vasta lista de pacotes não essenciais.
De acordo com o portal OMGUbuntu, a nova versão LTS do sistema, o Ubuntu 18.04 Bionic Beaver, irá contar com uma opção de instalação minimalista durante o processo de instalação do sistema. Ao ser seleccionada, esta opção remove uma vasta lista de aplicações não essenciais do processo, deixando apenas o fundamental do sistema, como o desktop, aplicações e ferramentas do sistema e o navegador web.
No total são removidos 80 pacotes que normalmente seriam instalados, incluindo o Transmission, LibreOffice, Cheese, Rhythmbox, Thunderbird, etc. Portanto, se é um dos utilizadores que pretende uma instalação mais limpa do Ubuntu, certamente que a funcionalidade será bem-vinda.
Obviamente, o utilizador final ainda possui o controlo de selecionar ou não esta opção. Por padrão a mesma não se encontra seleccionada, sendo instalado tudo na normalidade.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!