A China é bem conhecida pela censura que aplica sobre a Internet local, sobretudo na rede social Weibo. Desde bloqueios a certos links até palavras completas, as autoridades possuem o controlo completo sobre o que pode ou não ser enviado para a Internet.
E, recentemente, essa capacidade de censura foi novamente colocada à vista dos utilizadores. Depois do Partido Comunista ter anunciado a extinção do limite de dois mandatos para o presidente, colocando assim Xi Jinping no poder por tempo indefinido, a letra “N” começou a ser bloqueadas na rede social Weibo.
De acordo com o China Digital Times, esta medida foi tomada para evitar a publicação de mensagens ofensivas contra Jinping, o qual é muitas vezes comparado sarcasticamente com o “Winnie the Pooh”. Além deste termo, outros como “animal farm”, “disagree”, “ascend the throne” e “shameless” também foram automaticamente bloqueados nas publicações.
No que respeita à letra “N”, esta letra é similar ao “X” na matemática para os povos ocidentais, sendo que poderia ser utilizado para a partilha de mensagens onde fosse sugerida a postura no comando por tempo indefinido de Xi Jinping.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!