Depois de ter sido indicado que o governo em Portugal iria aplicar um bloqueio no uso de tecnologias da Huawei nas redes 5G nacionais, agora a medida pode receber um bloqueio mais alargado para toda a zona europeia.
A União Europeia encontra-se atualmente a considerar a implementação de um bloqueio no uso de equipamentos da Huawei nas redes 5G em toda a zona da União Europeia, bem como a todas as outras empresas chinesas que sejam consideradas um "risco para a segurança".
De acordo com o portal Financial Times, a medida surge como forma de resposta a diversos países da zona euro, que ainda não aplicaram medidas no uso de tecnologias da empresa chinesa, e sobretudo, da remoção dos mesmos das infraestruturas 5G.
Thierry Breton, comissão da UE, afirmou recentemente que apenas um terço dos países na zona euro aplicou medidas de bloqueio contra os dispositivos da Huawei, em áreas críticas das suas infraestruturas de telecomunicações.
Isto surge depois de, desde 2020, a Comissão Europeia ter vindo a apelar aos vários países para evitarem ou restringirem o uso de tecnologias de empresas de alto risco em infraestruturas críticas do 5G.
A Alemanha, um dos países onde não existem atualmente bloqueios na Huawei, já deixou claro que as autoridades encontram-se a avaliar a possibilidade de bloquear os dispositivos da empresa chinesa faz bastante tempo, mas que existem entraves por parte das operadoras, em parte devido aos elevados custos que esta operação iria ter.
A medida, a confirmar-se, pode levantar novos problemas para a Huawei, que terá ainda mais restrições no que respeita ao uso das suas tecnologias fora da China.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!