O Facebook pode encontrar-se prestes a enfrentar mais um caso nos tribunais da União Europeia, com a possibilidade de ser lançada uma nova investigação por práticas de monopólio no mercado.
A Comissão Europeia encontra-se a ponderar lançar uma investigação mais alargada sobre as práticas de abuso de posição dominante no mercado da publicidade, que poderá resultar em mais dores de cabeça para a rede social. Segundo o portal Financial Times, a investigação pode ser lançada já durante os próximos dias, e encontra-se focada sobretudo na funcionalidade de Marketplace da plataforma.
Desde meados de 2016 que o Facebook tem vindo a desenvolver um género de plataforma de classificados dentro da rede social, onde os utilizadores podem vender os seus produtos a outros utilizadores. No início, a plataforma foi criticada por ter muito pouco controlo, com casos de utilizadores a venderem produtos ilegais na mesma – como armas.
No entanto, as autoridades europeias encontram-se preocupadas que esta funcionalidade da rede social possa estar a causar impacto no mercado da publicidade e classificados online, prejudicando os rivais no mesmo espaço. Em causa encontra-se o facto que o Facebook tem a capacidade de promover o serviço para os mais de 2.85 mil milhões de utilizadores na sua plataforma, num formato totalmente gratuito – ao contrário do que acontece com outras entidades que, caso pretendam publicitar os seus serviços, apenas o podem fazer na rede social através da publicidade paga.
Até ao momento ainda não existe uma confirmação oficial das autoridades sobre a investigação, mas fontes apontam que a mesma pode vir a ser revelada já durante os próximos dias.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!