A Google pode vir a enfrentar uma das maiores multas de sempre na União Europeia, caso as autoridades comprovem que a empresa poderá ter realizado práticas de anti monopólio no mercado.
De acordo com a Reuters, as autoridades europeias encontram-se a avançar com uma nova investigação formal sobre práticas de anti monopólio por parte da Google, sendo focada sobretudo na vertente da publicidade online da empresa – uma das principais fontes de receita da mesma.
As autoridades pretendem realizar uma das maiores investigações de sempre à Google, que deverá também ser a mais exaustiva e, caso realmente se confirme as práticas, poderá também ser uma das mais pesadas para os cofres da empresa. A investigação irá encontrar-se centrada nos anunciantes, editores, intermediários e rivais, e surge poucos dias depois de as autoridades em França terem aplicado uma multa de 220 milhões de euros por abusos relacionados com a publicidade online.
Segundo as fontes, caso realmente se venha a dar como provada as práticas da Google no mercado, a empresa poderá enfrentar uma das multas mais pesadas alguma vez verificada pela mesma – e possivelmente até a nível global.
O valor da multa encontra-se relacionado com as receitas que a empresa obteve associadas com os seus serviços de publicidade online, que o ano passado atingiram mais de 147 mil milhões de dólares – mais do que qualquer outra empresa no mundo.
Até ao momento a Comissão Europeia e a Google não deixam qualquer comentário relativamente à investigação, mas certamente que mais detalhes devem vir a ser conhecidos durante as próximas semanas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!