As autoridades Europeias têm vindo a apertar cada vez mais sobre a Meta e a recolher de dados pessoais da empresa. E agora pode vir a surgir um novo capítulo nesta saga.
De acordo com fontes do Wall Street Journal, a European Data Protection Board (EDPB) terá recentemente deliberado que a Meta não pode obrigar os utilizadores a aceitarem publicidade personalizada sobre a sua plataforma. Esta medida pretende dar mais controlo aos utilizadores sobre o que a Meta e as suas plataformas – como o Facebook e o Instagram – podem recolher sobre os utilizadores para fins de publicidade direcionada.
De notar que a decisão da EDPB não força a Meta a realizar mudanças imediatas na sua plataforma, mas vai ser passada para as autoridades na Irlanda, onde a empresa se encontra sediada na Europa, para avaliação. Com esta medida, a empresa pode ser forçada a seguir as regras e a ter de deixar de exigir que os utilizadores tenham de aceitar a publicidade personalizada na plataforma.
Em comunicado, a Meta afirma que ainda é relativamente cedo para deixar comentários sobre a decisão, tendo em conta que a mesma ainda necessita de ser analisada pelas autoridades da Irlanda.
No entanto, caso esta medida venha a ser aplicada, pode ter graves consequências para a empresa, que deixaria assim de poder fornecer publicidade direcionada para os utilizadores – uma das principais fontes de receita da mesma. A esta medida junta-se ainda a preocupação com plataformas como as da Apple, onde o sistema de App Tracking Transparency já terá causado duros prejuízos para a empresa.
Ao mesmo tempo, as autoridades europeias sempre se mantiveram bastante atentas com as práticas da Meta sobre recolha de dados e privacidade dos utilizadores, e não seria a primeira vez que eram aplicadas coimas ou medidas contra a rede social pela violação das mesmas.
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