As redes sociais são bastante populares, mas se estas podem ser utilizadas por utilizadores de forma honesta, também podem ser meios de comunicação para potenciais criminosos. Alguns países encontram-se a aplicar medidas extremas para evitar a utilização das redes sociais para estes fins.
O caso mais recente parte de Bangladesh, onde os rumores apontam para um bloqueio geral às principais redes sociais. De acordo com o The Economic Times, o Facebook, WhatsApp, Facebook Mesenger, Line, Tango e o Viber encontram-se atualmente bloqueados na região.
O bloqueio poderá encontrar-se relacionado com a utilização deste serviço por vários criminosos na região e como forma de evitar uma possível revolução dos opositores do regime, após vários líderes da oposição terem sido sentenciados esta semana por crimes realizados durante a guerra de 1971.
De relembrar que esta medida não é inédita no país. Em 2010 as redes sociais também foram bloqueadas após terem sido utilizadas para partilhar imagens satíricas do profeta Maomé, em que as autoridades revelaram serem ofensivas para a população maioritariamente muçulmana.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!