1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

EaseUS Partition Master Free

 

Numa altura em que cada vez mais os discos rígidos atingem capacidades na casa dos vários TB, é igualmente importante manter os mesmos otimizados e organizados, sendo que a criação de partições é uma das principais tarefas que muitos utilizadores realizam.

 

Apesar de a maioria dos sistemas operativos possuírem sistemas nativos de partição, estes costumam ser relativamente básicos. É aqui que o EaseUS Partition Master Free entra, colocando ao dispor uma vasta linha de funcionalidades e tarefas adicionais que irão facilitar todas as tarefas de gestão, redimensionamento e formatação de partições e discos.

 

EaseUS Partition Master Free

 

A janela principal do programa permite obter uma pequena listagem das principais funcionalidades que irão encontrar-se disponíveis.

Sem duvida, as tarefas de gestão das partições serão o principal destaque, e estas encontram-se todas acessíveis rapidamente e sem grandes complicações para qualquer utilizador, independentemente do conhecimento técnico que possuam.

 

O primeiro destaque será dado à capacidade de transferir o sistema operativo entre diferentes discos, sem qualquer dano nos ficheiros. Com esta é possível realizar a transferências de dados entre diferentes discos – ou de um disco mecânico para um SSD, por exemplo – sem comprometer a integridade dos mesmos e de forma relativamente simples. Infelizmente esta função obriga ao pagamento da versão Pro do programa.

 

unir partições

 

Outra funcionalidade interessante encontra-se na capacidade de convergir diferentes partições. Com esta é possível convergir duas ou mais partições numa de maior capacidade. Porém, as partições devem encontrar-se de forma sequencial no disco para que a tarefa seja realizada com sucesso.

 

Por fim, entre outras funcionalidade uteis encontra-se a capacidade de reduzir e aumentar a capacidade de partições, copiar dados de uma partição para diferentes discos e a opção de explorar os conteúdos do disco, incluindo ficheiros ocultos ou do sistema.

Existe também uma pequena ferramenta de limpeza de dados desnecessários, o que poderá ser útil para garantir algum espaço adicional em discos e partições perto do limite.

 

Pontos negativos

 

Felizmente não existem muitos pontos negativos a apontar, mas existem algumas inconveniências por se tratar de uma versão gratuita.

A primeira encontra-se sobre o instalado, no qual é fornecido algum software adicional para instalação – no nosso caso um programa de antivírus. O utilizador pode sempre ignorar a instalação deste programa, mas para quem esteja habituado a carregar sempre no “Seguinte” pode levar a alguns problemas.

 

Seria também interessante que as opções que não se encontrem disponíveis para os utilizadores da versão gratuita pudessem ser visivelmente marcadas como tal. Desta forma seria evitada a apresentação constante de mensagens para upgrade, o que pode confundir alguns utilizadores. No entanto, este é um pequeno preço a pagar pela utilização da versão gratuita.

 

Versão Pro

 

Além da versão gratuita, também se encontra disponível uma versão paga do EaseUS Partition Master, na qual são disponibilizadas algumas funcionalidades adicionais.

Entre os destaques encontra-se a velocidade mais elevada no redimensionamento de partições, suporte a discos com capacidade superior a 8TB, converter discos MBR em GPT, entre outros.

 

Conclusão

 

O EaseUS Partition Master Free pode ser visto como um software essencial para quem costume gerir diversos discos e partições num sistema, incluindo discos de elevada capacidade. Além da facilidade de utilização e da rapidez das operações, o programa conta com um vasto conjunto de funcionalidades adicionais uteis, a custo zero.

Se necessita de tarefas mais avançadas, a versão Pro também é uma excelente opção e com um custo relativamente reduzido – face a outras soluções no mercado.

 

Download

Site Oficial (Gratuito)

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech