No início do ano começaram a surgir rumores sobre a possibilidade da MediaTek vir a fazer parte dos principais fornecedores de modems da Apple. Apesar de ainda não existir nenhuma confirmação oficial de ambas as empresas, novas informações voltam a reforçar esta possibilidade para breve.
O principal objetivo da Apple em utilizar a Mediatek como fornecedor de modems no iPhone seria para diminuir a dependência da Qualcomm. Apesar de as previsões iniciais terem apontado que isso iria acontecer ainda em 2018, segundo o portal DigiTimes a transição ainda poderá demorar algum tempo a acontecer, mas está praticamente dada como certa.
Fontes internas da empresa apontam que ainda é necessário estabelecer alguns pontos no contrato entre ambas as partes, com vista a iniciar-se a produção das primeiras unidades do iPhone com modems Mediatek.
Alguns analistas apontam ainda que a MediaTek poderá vir a fornecer modems 5G já para a próxima geração de iPhones. Os primeiros smartphones com suporte a estas redes devem começar a ser vendidos no próximo ano, e espera-se que a Apple faça o mesmo até 2020.
De relembrar que a MediaTek é atualmente a fornecedora de chips Wi-fi para o HomePad. É regular a Apple testar primeiro a produção de chips em produtos com menos destaque antes de lançar a sua implementação para outros de maior impacto – como é o caso dos iPhones e iPads.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!