1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

apple app store

 

A Apple removeu recentemente uma aplicação da sua App Store para mac, a qual estaria a violar a privacidade e segurança dos utilizadores.

 

Apelidada de “Adware Doctor: Anti Malware & Ad”, segundo revela o portal 9 to 5 Mac, esta aplicação esteve disponível na App Store da Apple pelo preço de 4.99 dólares, tendo mesmo atingido a tabela das aplicações “top” pagas na secção de utilitários.

No entanto, o programador Patrick Wardle descobriu que esta app estaria a aceder a diversa informação pessoal dos utilizadores, enviando esses dados para servidores localizados na China. Segundo o mesmo, entre os dados acedidos encontrava-se o histórico de navegação, sendo desconhecido até ao momento qual a utilidade dos mesmos para os criadores da app maliciosa.

 

imagem app maliciosa

 

A aplicação requeria permissões para acesso a ficheiros do sistema, com a promessa que iria remover conteúdo desnecessário do mesmo. No entanto, invés disso, era criado um ficheiro ZIP encriptado contendo o histórico de navegação dos utilizadores, o qual era posteriormente enviado para servidores remotos na china.

 

A Apple procedeu com a remoção da app da sua loja, no entanto é importante sublinhar que esta não seria a primeira vez que a app esteve disponível pelo mesmo programador. No passado, a mesma encontrava-se na loja com um nome similar ao de outras aplicações populares – com vista a incentivar a instalação ou enganar os utilizadores desatentos. A Apple suspendeu a sua publicação na altura, mas a mesma voltou rapidamente ao ativo com outro nome e várias reviews falsas de cinco estrelas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech