1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

ccleaner

 

O CCleaner não tem vindo a ter um bom ano. O popular programa para a limpeza de lixo em sistemas Windows tem vindo a enfrentar várias atualizações que, ao longo dos meses, levaram também a algumas críticas.

 

Em recentes atualizações, o CCleaner começou a integrar também a instalação do Avast Antivirus como uma “oferta” para os utilizadores, alem de que o programa também foi criticado por recolher diversa informação dos sistemas, a qual seria praticamente impossível de desativar.

 

Agora, o programa volta a ser criticado por realizar a atualização automática de forma forçada, mesmo que os utilizadores desativem o sistema de atualizações automáticas. A partir dos fóruns da Piriform, um utilizador reportou que a 6 de Setembro o seu CCleaner atualizou automaticamente, apesar de as definições não estarem com as atualizações automáticas ativas.

A empresa confirmou posteriormente que se encontra a forçar a atualização do CCleaner, independentemente das definições dos utilizadores, para as versões mais recentes disponíveis. Em causa são apontadas necessidades legais para permitir dar mais transparência e autonomia aos utilizadores sobre as suas definições de privacidade.

 

resposta ccleaner

 

Apesar de atualizar uma aplicação possuir benefícios, esta medida também leva a que as definições de privacidade dos utilizadores sejam restauradas para valores padrão – o que imediatamente procede ao envio de várias informações do sistema para a empresa. Além disso, muitos utilizadores podem preferir utilizar versões antigas por diversas razões - como problemas de compatibilidade.

 

Infelizmente não existe muita alternativa para impedir esta atualização forçada. Para os utilizadores as únicas soluções passam por aceitar a mudança e utilizar a versão mais recente, procurar uma versão mais antiga do programa e bloquear o serviço de atualização automática (através da remoção do programa em C:\Program Files\CCleaner\CCupdate.exe) ou simplesmente desinstalar o CCleaner e utilizar alternativas.

 

No TugaTech, devido aos recentes acontecimentos com o programa, temos vindo a recomendar a desinstalação do CCleaner por completo. Alias, muitas das funcionalidades que o CCleaner disponibiliza podem ser realizadas com ferramentas nativas do Windows, como descrevemos no artigo “Conheça as ferramentas nativas do Windows para substituir o CCleaner”.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech