1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

ccleaner

 

Não faz muito tempo que o CCleaner esteve envolto em algumas polémicas, depois de ter sido descoberto que o site oficial do programa estaria a disponibilizar uma versão com malware. Com isto, surgem agora novamente problemas para o software da Piriform, mais concretamente devido à recolha de dados dos utilizadores sobre os sistemas onde se encontre instalado.

 

A versão 5.45 do Ccleaner trouxe de volta a polémica sobre o software, visto que impede o utilizador de desativar o programa pelos meios tradicionais. Mesmo que o software seja fechado, o processo permanece ativo em segundo plano na barra de notificações do Windows. O único meio de desligar completamente o mesmo passa por aceder ao Gestor de Tarefas e desativar manualmente a tarefa. O processo também necessita de ser desativado manualmente do arranque, porque mesmo que seja eliminada a entrada, esta é recriada automaticamente em futuras inicializações do sistema.

 

Além disso, o software começou a recolher e enviar dados dos utilizadores para os servidores da empresa, e quem não pretenda que isso aconteça terá de alterar as definições num processo complicado para a grande maioria.

 

A descoberta foi realizada pelo portal Ghacks, e foi posteriormente divulgada nos fóruns da empresa. O problema aparenta afetar a versão 5.45 do CCleaner, que será a mais recente até à data.

 

Em comunicado, a Piriform clarificou que se encontra a projetar melhorias para as futuras versões, sublinhando ainda que todos os dados recolhidos são anónimos e não permitem identificar nenhum sistema em especifico. Porém, esta justificação não parece agradar a uma vasta maioria dos utilizadores. A justificação para a recolha dos dados encontra-se sobre forma de analisar como o programa é utilizado dentro do sistema, a fim de fornecer essa informação à empresa.

 

Seja como for, até ao momento não existe uma nova versão disponível, pelo que os utilizadores são recomendados a não instalarem a versão mais recente do CCleaner até que surjam novidades ou, em alternativa, desinstalarem o mesmo dos sistemas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech