1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

fortnite

 

O Fortnite continua a ser um dos jogos mais populares da atualidade, e sobre as mais variadas plataformas. Com isto, cada vez mais os criminosos aproveitam o nome e popularidade do título para divulgarem campanhas maliciosas para potenciais vítimas.

 

De acordo com a empresa de segurança MalwareBytes, tem vindo a surgir novos esquemas de malware direccionados especificamente para jogadores de Fortnite, sendo que os principais meios de divulgação do malware passa por pequenos vídeos publicados no Youtube.

 

É vulgar encontrar-se no Youtube vídeos que demonstram as mais variadas técnicas para obter “V-Bucks” gratuitos – a moeda virtual do jogo e que pode ser adquirida com dinheiro real – ou de truques para obter vantagens. Estes vídeos possuíam em comum o fato de direccionarem os utilizadores para links de anúncios publicitários ou conteúdos para download que estava protegido por senhas desconhecidas.

 

No entanto, foi recentemente descoberto um novo esquema onde os vídeos fornecem instruções para se descarregar uma “ferramenta gratuita”, a qual iria alterar os dados do jogo para fornecer aos utilizadores V-Bucks. No entanto, esta ferramenta – além de não fazer o que promete – acaba por instalar nos sistemas das vitimas malware que leva ao roubo de diversa informação pessoal.

 

vídeos youtube fortnite malware

 

No momento em que foi descoberto, uma destas supostas ferramentas possuía mais de 1,207 downloads, o que indica que todos os utilizadores que a descarregaram podem ter sido comprometidos. Felizmente o Youtube também se encontra ciente deste problema, sendo que a grande maioria dos vídeos não permanecem na plataforma durante um longo período de tempo, mas isso não impede que alguns obtenham milhares de visualizações antes de serem removidos.

 

Uma vez instalado nos sistemas, este malware procede ao roubo de diversa informação do mesmo, incluindo senhas e outros dados guardados no navegador, além de poder também descarregar outros tipos de malware.

 

Como sempre, os utilizadores devem ter atenção aos esquemas que prometem oferecer moedas virtuais a custo zero, ou que redirecionem para sites suspeitos com conteúdo potencialmente danoso. O Fortnite é um jogo totalmente gratuito, sendo que a moeda virtual do mesmo serve unicamente para obter itens cosméticos – e não são fornecidos gratuitamente pela Internet.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech