1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

microsoft open source

 

A Microsoft revelou, durante o dia de hoje, que irá juntar-se ao Open Invention Network (OIN), um grupo open-source de patentes desenhado para proteger programadores e empresas de ataques judiciais. O mais importante desta medida será que um vasto conjunto das patentes associadas com a empresa passam assim a ficar do domínio público – num total de 60.000.

 

O OIN é atualmente composto por 2400 empresas, entre as quais encontram-se nomes como a Google e IBM. Um dos requisitos para se fazer parte deste grupo passa por disponibilizar um conjunto de patentes que podem ser distribuídas e utilizadas por todos os outros membros do OIN, sem qualquer custo associado e no formato open-source.

 

Com a adição da Microsoft neste grupo, serão certamente aplicados benefícios para ambas as partes. A OIN passa a contar com um conjunto de mais 60.000 patentes ao seu dispor e que podem ser partilhadas entre todos os restantes membros, bem como a própria empresa também demonstra as suas intenções de ajudar a comunidade open-source, algo que tinha vindo a demonstrar intensivamente nos últimos anos.

 

Em entrevista ao portal ZDNet, Scott Guthrie, vice-presidente da Microsoft, revela que a empresa pretende ajudar os projetos open-source a evitarem ataques por outras entidades no formato de queixas por utilização de propriedade protegida – as patentes em si – dai a abertura do seu portefólio para a OIN.

 

De notar que existem exceções sobre quais as patentes que serão disponibilizadas. Neste caso, as que sejam relacionadas com o Windows e aplicações derivadas não estão incluídas – por razões óbvias. Mas, tirando este ponto, a empresa está efetivamente a tornar-se “open-source” com esta medida – o que será sem duvida benéfico para toda a comunidade de programadores.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech