1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

google chrome sticker

 

O Chrome 70 chegou com um vasto conjunto de novidades para os utilizadores, e uma destas foi a introdução das Progressive Web Apps (mais conhecidas como PWA). Estas são, basicamente, versões de websites que podem ser instaladas diretamente no sistema operativo, comportando-se desta forma num formato mais próximo ao de uma aplicação real.

 

Podem ser instaladas no sistema, possuem as suas próprias janelas e comportam-se de forma individual – tal como uma aplicação nativa. Além disso funcionam em praticamente qualquer sistema onde o Chrome pode ser instalado - incluindo mesmo o Android e iOS.

 

Infelizmente nem todos os websites possuem versões PWA disponíveis, sendo que um dos poucos exemplos a fornecer a mesma é a versão mobile do Twitter. Para verificar se um website possui a capacidade de ser instalado como uma PWA, basta aceder ao mesmo e carregar sobre o menu do Chrome.

Caso este seja suportado, a opção “Instalar [NOME DO SITE]” deve surgir no fundo do menu.

 

imagem menu PWA twitter

 

Neste exemplo utilizamos a versão móvel do Twitter, que suporta a tecnologia. Infelizmente a lista de sites que suportam PWAs ainda é relativamente reduzida.

Poderá encontrar uma lista de alguns sites e plataformas que suportam a tecnologia no site Outweb, o que será um excelente ponto de partida.

 

iniciar menu twitter

 

Uma vez instalado, o PWA irá surgir no menu iniciar tal como uma aplicação regular. Ao abrir a mesma terá a sua própria janela e a interface adaptada a tal.

Caso pretenda remover uma aplicação, basta pressionar os “três pontos” na barra do topo da janela, selecionando a opção “Desinstalar NOME DA APLICAÇÃO”.

 

remover pwa chrome

 

Também pode realizar o mesmo processo a partir da página “chrome://apps”, acedendo diretamente da barra de endereços do Chrome.

 

Conhece outras plataformas que são compatíveis com PWA?

Deixe nos comentários para alargar a lista e ajudar outros utilizadores.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech