1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Android q

 

Ainda devem faltar alguns meses até que a Google revele oficialmente novidades sobre a próxima grande versão do Android. Conhecida até agora como Android Q, esta atualização já se encontra a ser desenvolvida pela empresa, embora os detalhes que sejam conhecidos partem de fontes não oficiais.

 

De acordo com o portal XDA Developers, algumas builds de teste do Android Q já se encontram a ser testadas, e deixam algumas informações sobre o que esperar desta versão. Segundo o portal, o Android Q deve contar com um novo modo Escuro que irá adaptar-se a toda a interface do sistema.

 

Ou seja, invés de se basear apenas num modo para aplicações especificas, o Modo Escuro do Android Q será aplicado na globalidade do sistema operativo e das aplicações compatíveis para tal. Existem ainda rumores que este modo pode até ser “forçado” para aplicações que não o suportem de forma nativa – através da modificação dos conteúdos e temas das apps, quando compatíveis.

 

android q modo escuro nativo

 

A Google também pretende melhorar as funcionalidades relativas à privacidade, com a modificação de algumas permissões nativas do sistema e novas definições que permitem um controlo mais rigoroso sobre o que cada aplicação pode aceder.

Por exemplo, será possível fornecer acesso a determinadas permissões apenas quando a aplicação que a requer esteja a ser utilizada – prevenindo, por exemplo, que dados sejam recolhidos em segundo plano.

 

permissões android q

 

Existem também algumas referências à inclusão de uma funcionalidade similar ao Samsung DeX, onde seria possível utilizar o sistema operativo de forma totalmente autónoma e externa ao smartphone/tablet, como se fosse um PC tradicional.

 

Por fim, existem algumas novidades também prevista a nível das funções do sistema, como é o exemplo da capacidade de ativar ou desativar automaticamente vários sensores do dispositivo e um novo gestor de ficheiros nativo.

Seja como for, novidades sobre esta nova versão do Android apenas devem começar a surgir para a segunda metade deste ano, sendo que muita informação pode alterar até lá.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech