1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

Windows 10 orange error

 

O famoso “ecrã azul” do Windows é bem conhecido por qualquer utilizador deste sistema operativo. Apesar disso, são também um dos problemas mais temidos, visto que apenas acontecem quando existe uma falha catastrófica do sistema operativo que impede o seu correto funcionamento.

 

Apesar de o ecrã ter vindo a sofrer algumas alterações ao longo dos anos, no Windows 10 foi onde se verificou uma maior mudança neste sentido. O ecrã azul de erro passou a contar com mais informações, mas também um design mais apelativo – para contrariar o stress que os utilizadores podem verificar ao verem o ecrã.

 

No entanto, sabia que não existe apenas uma cor para o ecrã “azul” do Windows? Na verdade, este ecrã pode apresentou outro género de cores consoante o tipo de erro que aconteça, e apesar de raro, um dos que pode ocorrer é o “ecrã laranja”, ou “Orange Screen of Death”.

 

 

Este ecrã apresenta a mesma mensagem de erro, mas a cor azul é substituída por um tom alaranjado. Normalmente este erro encontra-se derivado com problemas na gráfica ou sistema de imagem do computador, mas neste artigo iremos analisar as principais causas do mesmo e como resolver.

 

> Atualize as drivers

 

Como referido, uma das causas para o ecrã laranja de erro pode ser derivado da gráfica do sistema, e consequentemente as drivers que estejam instaladas no sistema operativo. Caso algum dos ficheiros seja incorreto para a placa gráfica instalada, ou algum ficheiro tenha sido corrompido, o Windows pode deixar de arrancar.

 

computador em secretária

 

Neste caso, a atualização das drivers da placa gráfica deve resolver o problema. Se conseguir aceder ao Windows, o recomendado será instalar as drivers mais recentes a partir do site da fabricante.

Se o arranque não é possível, deverá tentar arrancar o Windows em Modo de Segurança e instalar as versões mais recentes a partir desse meio.

 

> Overclock em demasia

 

computador e hardware

 

Caso tenha realizado o overclock da placa gráfica, e verifique em algum momento o ecrã laranja de erro, tente reduzir os valores do overclock. A maioria das placas gráficas suportam algum tipo de overclock, mas poderá estar a tentar valores mais elevados do que os razoáveis para o seu sistema.

 

> DRIVER_IRQL_NOT_OR_LESS_EQUAL

 

Caso verifique o ecrã laranja de erro em conjugação com a mensagem de erro “DRIVER_IRQL_NOT_OR_LESS_EQUAL”, a causa mais provável será derivado das drivers. Isto pode acontecer caso tenha instalado uma versão incorreta ou algum programa tenha modificado as drivers padrão.

Tal como no primeiro ponto, teste atualizar as drivers da gráfica para a versão mais recente ou reinstalar as existentes, seja a partir do Windows ou do Modo de Segurança do sistema.

 

> Desinstale software instalado recentemente

 

Caso o ecrã laranja tenha surgido depois de instalar alguma aplicação no sistema, poderá indicar algum tipo de incompatibilidade dessa aplicação com a sua placa gráfica/drivers. Neste caso, desinstalar o programa deve resolver o problema – juntamente com uma reinstalação das drivers apenas por precaução.

 

> Se tudo o resto falhar...

 

Caso todas as tentativas de corrigir o ecrã laranja falhem, o mais provável será de a mensagem de erro se encontrar relacionada com o próprio hardware. Certifique-se que a placa gráfica encontra-se a funcionar corretamente e, se possível, teste a mesma noutro sistema.

 

hardware de computador

 

Caso se trate de um portátil, a situação poderá ser mais complicada de verificar, mas tente utilizar tanto a gráfica integrada como a dedicada (caso seja possível) através da utilização de uma porta de saída de imagem do sistema.

 

Poderá também existir algum problema de compatibilidade entre o próprio hardware. Verifique se todos os componentes são compatíveis entre si, nomeadamente o processador, RAM, gráfica e se a fonte está a funcionar corretamente.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech