1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

ransomware GandCrab

 

O GandCrab foi uma variante de ransomware que começou a ser fortemente distribuída no inicio de 2018, e surgiu como uma variante do reconhecido Wannacry. Este ransomware bloqueava o acesso aos ficheiros no sistema dos utilizadores e exigia o pagamento de uma quantia via Bitcoin.

 

Desde que foi inicialmente descoberto, o ransomware infetou mais de 1.5 milhões de utilizadores a nível mundial, mas a empresa de segurança Bitdefender lança agora a ferramenta para contornar o bloqueio e ter novamente acesso aos ficheiros bloqueados.

A particularidade deste ransomware encontrava-se no facto de que, mesmo que as vítimas pagassem a quantia que era requerida, os criadores do ransomware nunca forneciam a chave de desbloqueio dos ficheiros.

 

A “GandCrab Removal Tool” destina-se a remover o bloqueio aplicado pelo programa nas suas versões V1, V4, V5 e V5.2 (que engloba todas as mais recentes disponibilizadas e as mais propagadas na Internet).

 

De acordo com os dados da empresa, a ferramenta já terá sido utilizada por 30 mil vítimas, que obtiveram novamente os ficheiros até agora bloqueados e encriptados. De sublinhar que, apesar de esta ferramenta ajudar em obter novamente acesso aos ficheiros bloqueados, ainda assim será recomendado realizar uma reinstalação do sistema afetado, tendo em conta que outros géneros de atividades maliciosas podem ter sido entretanto instaladas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech