1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Ransomware sobre chave

 

A empresa de segurança Bitdefender disponibilizou recentemente uma nova ferramenta para desbloquear ficheiros alvo do ransomware MegaCortex. Esta nova ferramenta permite que as vítimas deste ransomware possam agora ter acesso aos seus ficheiros sem terem de pagar pelo resgate.

 

A ferramenta de desbloqueio dos ficheiros é relativamente simples de usar, sendo que não necessita de instalação e é capaz de identificar os ficheiros bloqueados pelo ransomware de forma automática. No entanto, os utilizadores podem optar por recuperar os ficheiros de uma drive completa ou apenas de uma pasta em particular.

 

Em tempos, os responsáveis pelo ransomware MegaCortex foram considerados um dos grupos mais ativos em ataques pela web, focando-se sobretudo em empresas. Os primeiros ataques do grupo começaram a ser identificados em meados de Maio de 2019, e desde então o volume de ataques tinha vindo a aumentar consideravelmente.

Durante o ano de 2020, no entanto, a atividade do grupo caiu drasticamente, e eventualmente, em Outubro de 2021, as autoridades confirmaram ter detido 12 indivíduos que seriam responsáveis por mais de 1800 ataques ransomware, em 71 países. Acredita-se que este grupo seria o responsável pelo MegaCortex.

 

Estas detenções levaram também a que fossem disponibilizadas ferramentas para desbloqueio de outro ransomware, o LockerGoga, depois de terem sido descobertas as chaves privadas para a tarefa dos sistemas apreendidos pelas autoridades.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech