1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

google play store

 

A Play Store, apesar de ainda ser um dos métodos mais seguros para descarregar aplicações no Android, está longe de ser livre de aplicações potencialmente maliciosas ou enganadoras. A loja de aplicações tem vindo a surgir em várias noticias nos últimos tempos por aplicações que atingem milhares de downloads antes de se descobrir que possuem malware ou indícios de código malicioso.

 

Segundo um estudo realizado por investigadores da Universidade de Sydney, Austrália, e do Data61, os números de falsas aplicações dentro da Play Store são consideravelmente elevados e preocupantes.

Os investigadores utilizaram um sistema de Inteligência Artificial para detetar falsas aplicações dentro da Play Store, nomeadamente apps que tinham nomes de outras aplicações conhecidas e tentavam enganar os utilizadores dessa forma.

 

No total foram descobertas 2040 potenciais falsas aplicações que continham malware, 1565 que requeriam mais permissões do que as originalmente requeridas pelos títulos originais e mais de 1407 aplicações falsas que continham ficheiros adulterados de publicidade para que os ganho fossem redireccionados para outros utilizadores.

 

Entre os nomes das apps mais falsificadas dentro da Play Store encontra-se o Temple Run, Free Flow e Hill Climb Racing.

 

android malware red

 

No total, o sistema de IA dos investigadores foi capaz de identificar 49.608 possíveis aplicações falsas dentro da Play Store, durante um período de dois anos. Destas aplicações descobertas, 35% já terá sido removida, mas isso ainda deixa um valor considerável de potenciais aplicações falsas dentro da loja – alem de outras que vão sendo enviadas de forma diária.

 

Como sempre, os utilizadores são o principal meio de defesa, sendo que devem ficar atentos a possíveis falsificações – nomeadamente através da analise das permissões necessárias, votações e comentários deixados por outros utilizadores. Além disso, se encontrar uma app aparente popular mas com um valor reduzido de downloads, também deve certificar-se que é realmente uma aplicação verdadeira e não apenas uma cópia.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech