A empresa de segurança CSIS revelou a descoberta de um conjunto de 24 aplicações na Play Store, as quais continham malware e encontravam-se instaladas em milhares de dispositivos.
Nos últimos tempos, cada vez mais a Play Store tem vindo a ser o palco para distribuição de aplicações com conteúdo malicioso, e chega agora a vez de um conjunto de 24 novas aplicações terem sido descobertas contendo um malware apelidado de “Joker”. Este malware é responsável por criar subscrições fraudulentas nos equipamentos dos utilizadores.
Apesar de a Google já ter removido as aplicações descobertas da Play Store, ainda assim estas teriam sido instaladas em quase meio milhão de dispositivos, tendo em conta os dados da própria loja relativos aos downloads. Algumas das aplicações encontravam-se ativas desde Junho, altura em que começaram a ser fortemente publicitadas em vários meios para levar a mais instalações.
A lista de aplicações afetadas pode ser verificada em seguida:
- Advocate Wallpaper
- Age Face
- Altar Message
- Antivirus Security - Security Scan
- Beach Camera
- Board picture editing
- Certain Wallpaper
- Climate SMS
- Collate Face Scanner
- Cute Camera
- Dazzle Wallpaper
- Declare Message
- Display Camera
- Great VPN
- Humour Camera
- Ignite Clean
- Leaf Face Scanner
- Mini Camera
- Print Plant scan
- Rapid Face Scanner
- Reward Clean
- Ruddy SMS
- Soby Camera
- Spark Wallpaper
De sublinhar que, caso tenha o Google Play Protect instalado no dispositivo, as aplicações serão automaticamente removidas do mesmo. No entanto, as subscrições que possam ter sido criadas ainda se mantêm. Para verificar se possui alguma subscrição que não pretenda aceda à Play Store e, sobre o menu lateral, toque em “As minhas subscrições”.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!