1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google Play Store

 

De tempos a tempos surgem casos de aplicações com malware que acabam por ser distribuídas na Google Play Store. E desta vez foram descobertas mais de uma dezena de apps que estariam a distribuir malware bastante perigoso pelos utilizadores.

 

De acordo com a empresa de segurança Zscaler ThreatLabz, os investigadores notificaram a Google para a remoção de mais de uma dezena de apps na Play Store, as quais estariam a distribuir malware como o Joker, FaceStealer e Coper.

 

Os investigadores sublinham sobretudo o facto que o malware Joker estava entre os distribuídos por estas aplicações. Apesar de não ser um malware recente, o Joker consegue encontrar formas de se distribuir pela Play Store de forma bastante regular, contornando as principais medidas de segurança da Google.

 

De relembrar que o Joker é uma espécie de malware que se foca em roubar o máximo de informação pessoal dos dispositivos, incluindo mensagens SMS, emails, senhas, dados bancários e outras informações. O mesmo pode ainda usar o número de telefone dos utilizadores para subscrever a serviços de valor acrescentado.

 

No caso do malware FaceStealer, o mesmo foca-se sobretudo em roubar dados das contas sociais dos utilizadores, em plataformas como o Facebook e Twitter, usando depois as mesmas para a propagação de esquemas e spam. Também foram descobertas algumas apps contendo o malware Coper, conhecido por roubar dados bancários de vários bancos na Europa.

 

app maliciosa

 

No total, mais de 50 aplicações foram descobertas na Play Store contendo os mais variados malwares. A maioria das aplicações encontravam-se a ser distribuídas como ferramentas para o sistema operativo ou como meio de comunicação – por exemplo, apps de SMS, possivelmente para ocultar as atividades maliciosas em segundo plano.

 

No total, as aplicações descobertas tinham mais de 300.000 downloads, mas as vítimas podem ser consideravelmente superiores. Os investigadores aconselham a quem tenha instalado alguma das aplicações a realizar uma verificação dos dados pessoais e se alguma conta em plataformas externas pode ter sido comprometida.

 

A lista completa de aplicações descobertas pode ser verificada neste link.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech