Os dispositivos Android estão particularmente abertos a potenciais ameaças digitais, tendo em conta a abertura do sistema. E recentemente, investigadores da empresa de segurança McAfee confirmaram ter descoberto uma nova variante de malware que pode ter infetado milhares de dispositivos.
O malware foi inicialmente descoberto em várias apps que estariam disponíveis via a Google Play Store. De acordo com os investigadores da McAfee Mobile Research, as aplicações maliciosas exploravam um backdoor usando a framework Xamarin.
Este malware foi apelidado de “Xamalicious”, e segundo os investigadores, depois das aplicações serem instaladas no sistema, estas tentavam obter acesso a permissões mais elevadas no mesmo, como acesso ao serviço de acessibilidade, tentando enganar as vítimas para ativarem as mesmas.
Se realizar esse passo, o malware procedia com a ligação a um servidor de controlo remoto, de onde era descarregado malware secundário, que poderia permitir o total controlo do sistema e roubo de conteúdos dos mesmos.
Os investigadores afirmam ter descoberto pelo menos 25 aplicações maliciosas na Play Store contendo este malware, algumas das quais encontravam-se ativas desde meados de 2020. Os dados das mesmas apontam ainda que estas podem ter sido instaladas em mais de 327,000 dispositivos diferentes – embora o número possa ser consideravelmente mais elevado, tendo em conta instalações de fontes externas e outras plataformas.
A Google, depois de notificada, removeu as aplicações maliciosas da sua plataforma. No entanto, os utilizadores que as tenham instalado ainda podem ter os seus dispositivos ativamente comprometidos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!