1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

play store da google

 

Ao longo dos últimos meses tem vindo a ser verificado um considerável aumento no número de aplicações maliciosas sobre a Play Store. E, mais uma vez, foram recentemente descobertas aplicações maliciosas na loja da Google.

 

De acordo com a empresa de segurança Kaspersky Lab, foram recentemente descobertas 85 aplicações maliciosas na Play Store da Google, que teriam como principal objetivo roubarem dados de login da rede social VK – popular na Rússia.

As aplicações aparentam ter sido colocadas na loja da Google em Outubro, sendo que a mais popular possuía cerca de um milhão de downloads. As restantes também entravam na categoria de populares, com entre 10.000 e 100.000 downloads registados.

 

As aplicações possuíam várias vertentes para tentar cativar os utilizadores, sendo que a maioria promovia novas funcionalidades para a rede social VK.com. A mais popular, porém, tratava-se de um jogo para Android que realizava o roubo dos dados em segundo plano ou quando o utilizador tentasse aceder ao sistema de login do site.

 

aplicação maliciosa na play store

 

Para tentar iludir os sistemas de segurança, as aplicações utilizavam o código oficial da API do site como forma de recolher os dados, onde as informações eram posteriormente enviadas para servidores de terceiros. A Kaspersky afirma que os autores destas aplicações já se encontram em atividade à mais de dois anos, sendo que vão modificando o código malicioso com vista a evitar a deteção nas aplicações de segurança e nas lojas de aplicações.

 

As aplicações maliciosas foram, entretanto, removidas da loja da Google pela empresa. O sistema Play Protect da Google também foi atualizado para identificar estas ameaças, pelo que caso pretenda saber se estão instaladas no seu equipamento basta realizar uma analise com o mesmo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech