1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google malware android

 

A Google Play Store ainda é um dos locais mais seguros para se descarregar aplicações para Android, no entanto continuam a surgir casos de apps maliciosas que conseguem ultrapassar as proteções implementadas pela empresa e ser distribuídas na mesma.

 

Recentemente investigadores da empresa de segurança Check Point revelaram ter descoberto um conjunto de aplicações maliciosas, dentro da Play Store, que estariam a carregar automaticamente em publicidade dos utilizadores. No total foram descobertas 56 aplicações, com mais de 1.000.000 de downloads desde a publicação das mesmas. A maioria era destinada aos mais pequenos, com jogos de puzzle ou corridas.

 

O malware, apelidado de “Tekya”, escondia-se dentro do código nativo da aplicação, com o objetivo de tentar ultrapassar as medidas de proteção da Google e, desta forma, conseguir ser publicado na loja. O conteúdo malicioso apenas seria executado quando fosse verificada a existência de determinados processos no sistema, que normalmente estão apenas disponíveis nos utilizadores finais, e em processadores físicos de dispositivos Android – não nos sistemas virtuais que a Google utiliza para análises.

 

Segundo a Check Point, o número de aplicações que conseguem contornar as medidas de segurança da Google e chegarem a ser publicadas na Play Store com malware no seu interior ainda continua a ser um grave problema. Mesmo malware relativamente simples, que utiliza técnicas para se ocultar de formato básico, consegue enganar estes sistemas.

Com isto, os utilizadores ainda devem ter cuidado sempre que instalam novas aplicações nos seus dispositivos, mesmo que seja da Play Store, e devem adotar medidas de segurança externas, como o uso de aplicações de segurança adicionais.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech