1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google play Store com android e malware

 

De tempos a tempos surgem algumas campanhas de malware que conseguem chegar junto da plataforma da Google Play Store, e hoje foi revelada mais um exemplo disso. A empresa de segurança Malwarebytes confirmou ter descoberto várias aplicações na Play Store que estiveram durante meses a infetar dispositivos.

 

De acordo com os investigadores, as aplicações contavam com mais de um milhão de downloads, e eram usadas para campanhas de adware, onde as vitimas poderiam ter os seus dispositivos constantemente a apresentar publicidade, sendo as receitas fornecidas para os criadores do mesmo.

 

A Google terá confirmado que as aplicações estavam na sua plataforma, e depois de terem sido identificadas pelos investigadores, foram prontamente removidas. No entanto, durante este período, terão sido descarregadas para milhares de dispositivos. Ao mesmo tempo, as aplicações podem manter-se instaladas nos dispositivos mesmo que tenham sido removidas da Play Store.

 

No final foram identificadas quatro aplicações dentro desta campanha: 'Bluetooth Auto Connect', 'Bluetooth App Sender', 'Mobile transfer: smart switch' e 'Driver: Bluetooth, Wi-Fi, USB'.

Apenas a "Bluetooth Auto Connect" teria no total mais de um milhão de downloads, pelo que o número de utilizadores afetados pode ser elevado.

 

Depois de instaladas, as aplicações parecem funcionar normalmente, sendo que apenas alguns dias mais tarde começam as atividades maliciosas. Estas passam por apresentar publicidade de forma abusiva para os utilizadores, tentando também criar toques nas mesmas.

As vitimas podem notar que algo não se encontra bem ao notarem várias páginas de publicidade a começarem a surgir do nada durante o uso do sistema. O atraso no início da campanha será focado exatamente para tornar mais difícil a identificação do que levou ao problema.

 

Caso tenha instalado algumas das aplicações anteriormente indicadas no seu dispositivo, recomenda-se que sejam imediatamente removidas – caso ainda não o tenha sido feito.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech