Os investigadores de segurança da empresa McAfee revelaram terem recentemente identificado novos malwares sobre a Google Play Store.
No total foram 16 as apps maliciosas descobertas sobre a loja oficial de aplicações da Google. Estas aplicações terão contornado as medidas de segurança da Google, e chegaram a ficar disponíveis para milhares de utilizadores.
Uma vez instaladas, as aplicações usavam o dispositivo para tocar automaticamente em publicidade, que por sua vez gerava as receitas para os responsáveis dos mesmos.
As aplicações prometiam várias funcionalidades, como a leitura de códigos QR, câmaras com funcionalidades de edição de imagens e até lanternas. Os dados da McAfee apontam que as 16 aplicações descobertas foram descarregadas mais de 20 milhões de vezes.
Um dos exemplos encontra-se sobre a aplicação "DxClean", que tinha sido instalada mais de cinco milhões de vezes, e tinha uma classificação de 4.1 estrelas. Os comentários e avaliações aparentavam ser falsos, com alguns utilizadores a indicarem os possíveis problemas da aplicação.
Esta aplicação prometia realizar a "limpeza" do sistema, e efetivamente teria essa funcionalidade, mas ao mesmo tempo também realizava o toque automático na publicidade que era colocada no sistema.
Este género de atividade pode ser difícil de se identificar, uma vez que a publicidade pode ser colocada em segundo plano, oculta do utilizador, e até invisível. No entanto, os utilizadores podem verificar a mesma ao repararem num desgaste anormal de bateria, acompanhado de sobreaquecimento dos dispositivos e um uso mais elevado dos dados da Internet – seja wi-fi ou dados móveis.
A lista completa das aplicações maliciosas descobertas pode ser verificada sobre o site da McAfee.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!