1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Android com malware

 

Uma nova aplicação maliciosa foi descoberta sobre a Google Play Store, tendo já enganado mais de dois milhões de utilizadores em instalarem a mesma nos seus dispositivos.

 

De acordo com os investigadores da empresa de segurança Dr.Web, foi recentemente descoberta na Play Store um conjunto de aplicações, que prometem os mais variados fins, mas que acabam por levar os utilizadores para potencial malware nos seus dispositivos.

 

Uma dessas aplicações será conhecida como "TubeBox", que ainda se encontra disponível na loja de aplicações da Google. Esta aplicação promete aos utilizadores terem acesso a ofertas e pagamentos por assistirem a conteúdos de publicidade ou instalarem apps nos seus dispositivos – mas no final, as ofertas nunca são realmente oferecidas.

 

malware na play store

 

Os investigadores afirmam que o objetivo da app não será oferecer recompensas, mas sim manter os utilizadores o máximo de tempo possível dentro da app, a verem publicidade que vai gerar receitas para os gestores da mesma – de forma ilícita.

 

Além desta, os investigadores afirmam terem descoberto mais de uma dezena de outras apps com funcionamento similar, que prometem ser apps de otimização do sistema ou de edição de imagens, e que recebem comandos remotos para abrir sites de publicidade, os quais geram receitas para os autores das apps finais

 

Num dos casos, os investigadores revelam ter descoberto uma app que pode usar o dispositivo como um potencial proxy, que pode ser usado para as mais variadas tarefas maliciosas. Ao usar o dispositivo como proxy, os atacantes podem usar o mesmo para realizar tarefas maliciosas sobre o mesmo.

 

Algumas das aplicações descobertas ainda se encontram sobre a Play Store, embora a Google já tenha sido notificado das mesmas. Será sempre importante para os utilizadores terem atenção no download de novas aplicações, verificando sempre o feedback de outros utilizadores, que em muitos casos poderão identificar os problemas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech