1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

esquema chamadas telefónicas

 

Esquemas de phishing ou tentativa de roubo de informações podem ser feitas de várias formas, e parece que o esquema foi agora alargado também para chamadas telefónicas.

 

De acordo com o comunicado do banco BPI, foram identificados vários casos de clientes da agência bancária contactados por supostos gestores de contas, a informar para a realização de cobranças indevida nas contas bancárias dos utilizadores. O objetivo destes contactos passa pela obtenção de dados pessoais dos utilizadores, que podem posteriormente ser utilizados para outros tipos de esquemas ou para acesso às contas bancárias a partir da plataforma online.

 

Segundo a empresa, os Clientes são questionados sobre operações que não reconhecem, sendo informados de seguida que serão enviados códigos SMS para anular as operações suspeitas. Estes códigos são depois utilizados pelos criminosos para realizarem atividades nefastas em nome dos utilizadores.

Dependendo do caso, os supostos colaboradores do banco tentam ainda obter o máximo de informação possível das vítimas, como nome, morada, data de nascimento e outros dados que não deveriam ser normalmente fornecidos por este meio.

 

Caso receba alguma chamada deste género o recomendado será desligar a mesma de imediato. No caso do BPI a empresa fornece contactos que podem ser utilizados para reportar o esquema, através dos números 800 200 102 (ou o +351 217 207 761 caso não se encontre em Portugal).

 

Será importante que os utilizadores não forneçam nenhum código aos criminosos nem qualquer detalhe identificativo dos mesmos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech