As redes sociais estão cada vez mais presentes no dia a dia dos utilizadores, e é raro encontrar alguém nos dias de hoje que não aceda a pelo menos uma rede social de forma regular. No caso dos Português, a tendência parece estar cada vez mais crescente.
Segundo um estudo realizado pela empresa Marktest, e citado pelo portal Dinheiro Vivo, 95% dos portugueses fazem o login numa rede social pelo menos uma vez por dia, enquanto 83% fazem mais do que uma vez ao longo do dia. Em média, os utilizadores nacionais passam 93 minutos dentro de uma plataforma social.
O estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais 2019” foi realizado em Julho deste ano, e pretende focar-se na forma como os utilizadores navegam pelas plataformas sociais ao seu dispor e como a utilizam.
Em Portugal, a maioria dos utilizadores acede a redes sociais para conversar com amigos, mas também para aceder a noticias e verificar algumas novidades dos amigos mais próximos. A maioria também prefere aceder mais durante o fim de semana, com 68% dos inquiridos a indicar faze-lo mais neste período.
No que respeita à publicação de novos conteúdos, a maioria dos utilizadores – cerca de 57% - referem publicar algo pelo menos uma vez por dia, e 43% afirmam faze-lo várias vezes ao longo do dia. O número médio de publicações encontra-se nas duas por dia ou 11 ao longo da semana.
Fotos estão entre os conteúdos mais partilhados, seguindo-se os textos dedicados ou links para noticias e outros artigos externos. No publico mais jovem, entre os 15 e 24 anos, as stories são o principal meio de partilha.
Quanto às redes sociais mais utilizadas, o Facebook continua a ser o líder, com 95% dos inquiridos a indicar terem conta na plataforma, sendo seguido de perto pelo Instagram e WhatsApp. O LinkedIn, por sua vez, surge como a plataforma onde se obtêm uma maior credibilidade sobre as publicações descobertas.
O Twitter, para comparação, surge apenas na 12ª posição entre as plataformas mais utilizadas pelos portugueses, abaixo do Facebook, Instagram e outras.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!