1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Samsung galaxy s10 a 2 euros

 

Para muitos, um anuncio em como ganhou um novo smartphone Samsung Galaxy S10+ e que apenas precisa de pagar dois euros pelo mesmo é algo claramente enganoso, mas ainda existem muitos utilizadores que acreditam nesta versão.

 

Nos últimos meses tem vindo a propagar-se em Portugal cada vez mais esquemas maliciosos, enviados por emails, mensagens SMS e outros meios, e com vista a enganar os utilizadores sobre o pretexto de grandes prémios no final.

Um dos que se encontra em forte expansão será o do “Samsung Galaxy S10+ por 2 euros”. Este esquema tem vindo a propagar-se bastante nas ultimas semanas, e promete ao utilizador o acesso a um dos dispositivos mais recentes da Samsung, necessitando apenas de pagar 2 euros e preencher um pequeno questionário.

 

As mensagens possuem como origem um suposto prémio da empresa "Continente", sendo que para tentar enganar os utilizadores é utilizado o primeiro nome da pessoa - o que dá mais credibilidade ao esquema.

 

mensagem sms

 

O problema é que, como seria de esperar, esta “oferta” não é de todo verdadeira. Os utilizadores que sejam redireccionados para este género de sites, normalmente são questionados para introduzir dados como o número de telefone e nome.

 

Se estes dados forem introduzidos e enviados, o utilizador arrisca-se a ser automaticamente subscrito em serviços de valor acrescentado, onde ficará a pagar elevadas quantias a cada semana, ou aos seus dados de cartão de crédito serem roubados e utilizados para pagamentos abusivos. Além disso, para ser feito o pagamento dos dois euros, são pedidos dados associados com o cartão de crédito, que posteriormente podem ser utilizados para outras atividades maliciosas e pagamentos não autorizados.

 

esquema spam

 

No mesmo site onde é oferecido o suposto smartphone por “2 euros”, surge também uma nota no final do mesmo a informar da subscrição. Citando a mesma:

 

“Todos os novos clientes participam no sorteio do prémio para o produto da campanha apresentado. Se for o feliz contemplado, será contactado diretamente por email. Esta oferta especial vem com um período experimental de 4 dias para um serviço de subscrição associado, após o qual o valor da subscrição mensal (65 EUR) será deduzido automaticamente do seu cartão de crédito. Se, por qualquer motivo, não estiver satisfeito com o serviço, pode cancelar a sua conta no prazo de 4 dias. O serviço será renovado mensalmente até ser cancelado..”

 

Ou seja, se um utilizador introduzir os seus dados, ficará sujeito ao pagamento de 65 euros mensais para um suposto sorteio – que na verdade nunca acaba por ser realizado.

Tendo em conta que o pagamento é feito de forma mensal, e apenas depois de 4 dias “de teste”, a maioria dos utilizadores podem nem se aperceber do pagamento até que este realmente seja feito e descontado do saldo.

 

Como sempre, deve ter extrema atenção aos locais onde introduz os seus dados pessoais e o seu número de telefone. Como o ditado diz: “Quando a oferta é grande....”

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech