1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

google play store

 

A funcionalidade de “Proteção Avançada” da Google, disponível para os utilizadores que pretendam garantir uma segurança adicional nas suas contas e sejam alvos vulgares de ataque, encontra-se a testar uma alteração que pode afetar a forma como aplicações são instaladas em dispositivos Android.

 

No futuro, a Google prevê adicionar a capacidade de bloquear a instalação de apps fora da Play Store em dispositivos que estejam envolvidos sobre esta Proteção Avançada da empresa. De acordo com o portal 9to5Mac, a funcionalidade iria evitar que os utilizadores pudessem instalar apps fora da Play Store, seja em lojas de empresas rivais ou diretamente em ficheiros APK.

 

Apesar de isto pode ajudar a impedir a instalação de malware nos sistemas Android, também abre portas para um maior controlo da Google sobre o que pode ou não ser instalado nos equipamentos, uma vez que passaria a forçar o uso da sua própria loja de aplicações para o efeito.

 

Sem dúvidas a Google Play Store é uma das maiores lojas de aplicações para Android, mas ainda existem muitas apps que são fornecidas em entidades de outras lojas, pelos mais variados motivos, ou diretamente nos sites dos autores, e nem todas podem ser consideradas maliciosas.

 

No entanto, esta funcionalidade ainda viria a surgir com um formato opcional. Ou seja, apesar de se encontrar presente entre as funcionalidades disponíveis no serviço, os utilizadores teriam o controlo de ativar ou desativar a mesma conforme necessite. No final, isto poderá ajudar a garantir a segurança para quem realmente o pretenda, e os restantes utilizadores podem apenas desativar a opção.

 

De relembrar que esta funcionalidade apenas iria afetar as contas que se encontram ativas sobre o sistema “Proteção Avançada” da Google, e não a de todos os utilizadores. Este programa é normalmente associado com contas regularmente alvo de ataques, como as de jornalistas ou entidades governamentais.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech